Mais

Checa Bouzkova derrota compatriota Noskova e é bicampeã do Livesport Open de Praga

Marie Bouzkova dominou o Livesport Prague Open pela segunda vez
Marie Bouzkova dominou o Livesport Prague Open pela segunda vezČTK / Kamaryt Michal

Marie Bouzkova é a primeira bicampeã do Livesport Open de Praga. A natural de Praga deu seguimento ao triunfo de 2022 com o segundo título da sua carreira no circuito WTA este sábado. Na decisão, derrotou a favorita e primeira cabeça de série Linda Noskova por 2-6, 6-1, 6-3, que por sua vez perdeu a segunda final no local.

Recorde aqui as incidências do encontro

Noskova entrou na final como favorita. Como seria de esperar, o jogo desenvolveu-se principalmente em função de um erro não forçado ou de um winner pancada vencedora, ou se Bouzkova conseguia resistir ao poder de fogo da compatriot.

Enquanto Noskova enfrentou apenas um break point no primeiro set e segurou todos os jogos de serviço, Bouzkova teve de lutar arduamente pelos seus, exceto no jogo de abertura. Bouzkova acertou apenas 33% dos primeiros serviços e cometeu o mesmo número de erros não forçados (15) que Noskova. A mais jovem não mostrou o melhor desempenho possível, mas mesmo assim venceu o primeiro set sem problemas e foi muito sólida em todos os aspetos.

Noskova tinha o controlo total do jogo. Mas no início do segundo set, o ímpeto mudou surpreendentemente para o outro lado, depois de cometer uma dupla falta num break point e permitiu Bouzkova ganhar uma liderança por 3-0. Em seguida, quebrou essa sequência e voltou à luta pelo set. Bouzkova, no entanto, serviu muito bem em ambos os pontos de break, aumentou a vantagem para 4-1 e venceu os dois jogos seguintes contra uma Noskova em queda.

Antes do set decisivo, Noskova abandonou o court durante alguns minutos, mas a pausa não a ajudou. Os erros fizeram-na perder o serviço novamente, pela terceira vez consecutiva, mas também nessa altura conseguiu igualar o marcador. A sequência de quebras de serviço foi interrompida por Noskova no quinto jogo e, desta vez, Bouzkova conseguiu fechar. No jogo seguinte, Bouzkova defendeu bem, forçou Noskova a cometer erros e voltou a liderar por um break. E, pela primeira vez no set, conseguiu afastar-se de Noskova por dois jogos. 

Foi a terceira final puramente checa deste torneio WTA. Nas duas anteriores, Karolina Pliskova derrotou Lucie Hradecka (2015), e Barbora Krejcikova venceu Tereza Martincova (2021).

Tanto Bouzkova como Noskova vão agora apanhar um voo noturno para o evento Masters no Montreal, Canadá, em que a competição principal começa no domingo. Noskova vai defender o triunfo no México antes de ir para o US Open.

Acompanhe os resultados do torneio WTA 250 em Praga aqui