O espanhol tornou-se o homem mais jovem a conquistar títulos nas três superfícies (relva, terra batida e campo duro) com uma vitória em cinco sets sobre Alexander Zverev no passado domingo em Paris.
Mas agora as atenções de Alcaraz estão viradas para a conquista de mais títulos na relva, procurando repetir a dobradinha londrina do ano passado, quando a vitória no Queen's Club foi seguida de um triunfo inaugural em Wimbledon.
Foi uma semana memorável para Alcaraz, com o sucesso no Open de França seguido da notícia de que será parceiro de Rafael Nadal, 14 vezes rei de Roland Garros, nos Jogos Olímpicos do próximo mês em Paris.
"Tive alguns dias de folga, fui a Ibiza com um grupo de amigos. Diverti-me, aproveitei o meu tempo", disse Alcaraz aos jornalistas em Queen's no domingo.
"Obviamente que em Roland Garros foram duas semanas fantásticas para mim, um sonho tornado realidade levantar o troféu, mas neste momento a minha mente tem de estar aqui na relva. Estar pronto o mais rapidamente possível para jogar um bom ténis aqui em Queen's e, obviamente, preparar-me para Wimbledon. Neste momento, estou concentrado na época de relva, nos dois torneios, e depois vou pensar em estar novamente pronto para a terra batida e em jogar o meu melhor ténis nos Jogos Olímpicos", vincou.
Alcaraz, referindo-se à perspetiva de juntar forças com o grande tenista espanhol Nadal em Roland Garros nos Jogos Olímpicos, disse:
"Estou muito, muito feliz por jogar pares nos Jogos Olímpicos e com um ídolo como o Rafa. É um momento único para mim, estou muito feliz. Vamos ver como vai ser, mas vai ser um grande momento. Sinceramente, sinto que ele me vai ensinar a lidar com tudo. Eu sou o jovem que precisa de crescer como jogador e também como pessoa", admitiu.
E acrescentou: "Vão ser os meus primeiros Jogos Olímpicos. É tudo novo para mim, por isso espero aprender muito com ele".
Alcaraz começa a sua campanha no Queen's Club na terça-feira contra o argentino Francisco Cerundolo.