Mais

Linha de fundo: Alcaraz vence em Queen's, Bublik e Vondrousova voltam ao topo

Alcaraz posa com o seu troféu Queen's no balneário
Alcaraz posa com o seu troféu Queen's no balneárioLUKE WALKER / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A nossa rubrica regular sobre ténis, a Linha de Fundo, regressa esta semana para o manter atualizado sobre a natureza implacável e rápida dos circuitos ATP e WTA. Quem foi coroado campeão, quem teve dificuldades em causar impacto e quais os momentos que mais se destacaram nos últimos sete dias?

Os vencedores da semana

Depois de começar o mês com um memorável triunfo no Open de França e muitas celebrações em Ibiza, o início de verão de sonho de Carlos Alcaraz continuou em West Kensington, onde o espanhol fez uma transição perfeita para a relva com o seu segundo título em Queen's.

O número dois mundial aumentou a sua série de vitórias para 18 jogos, o melhor da carreira, ao derrotar Jiri Lehecka por 7-5, 6-7(5) e 6-2 numa final competitiva e de grande qualidade.

Alcaraz sentiu-se bastante confortável durante todo o torneio - à exceção de um breve susto contra o compatriota Jaume Munar na segunda ronda - e vai cheio de confiança para Wimbledon à procura de um triplete histórico.

No WTA 500 de Berlim, Marketa Vondrousova redescobriu a sua melhor forma ao derrotar Xinyu Wang por 7-6/10-8, 4-6 e 6-2 na final de domingo, para garantir o seu primeiro título desde que venceu Wimbledon em 2023.

A checa superou um sorteio incrivelmente difícil que incluía as campeãs do Grand Slam Aryna Sabalenka e Madison Keys, bem como Diana Shnaider e Ons Jabeur, antes de se mostrar demasiado forte para a chinesa na decisão.

É a preparação perfeita para Vondrousova, que chega ao Grand Slam britânico sem ser cabeça de série e com muito perigo, o que faz dela uma adversária de primeira ronda de pesadelo para qualquer uma das favoritas.

Na Alemanha, Alexander Bublik sagrou-se campeão em Halle pela segunda vez na sua carreira, depois de pôr fim a uma série de sete derrotas consecutivas para Daniil Medvedev (6-3, 7-6 ).

Depois de ter atingido os seus primeiros quartos de final de um Grand Slam em Paris, há apenas algumas semanas, Bublik continuou a sua notável forma, derrotando jogadores como Jannik Sinner, Tomas Machac e Karen Khachanov para conquistar o quinto título da sua carreira.

Após a sua vitória, um Bublik reflexivo admitiu que esteve perto de "desistir de tudo" depois de ter perdido na terceira ronda em Wimbledon no ano passado.

Por último, em Nottingham, McCartney Kessler conquistou o seu terceiro título em 10 meses, após uma vitória difícil por 6-4 e 7-5 sobre Dayana Yastremska da Ucrânia.

Este é o primeiro título na superfície para a americana, que subiu para o 32.º lugar e garantiu o seu lugar entre as cabeças-de-série em Wimbledon.

Jogadores da semana

Jasmine Paolini, vice-campeã de Wimbledon no ano passado, não conseguiu começar bem a temporada de relva em Berlim e foi derrotada por Jabeur na partida de estreia.

Embora Jabeur tenha muito pedigree na relva, tendo chegado a finais consecutivas de Wimbledon em 2022 e 2023, desde então saiu do top 50 mundial após 12 meses abismais em digressão, pelo que o facto de Paolini ter ganho apenas quatro jogos no seu confronto em Berlim foi uma grande surpresa.

A italiana espera ter uma semana mais produtiva em Bad Homburg antes de viajar para SW19, onde tem uma quantidade significativa de pontos para defender.

Em Halle, Sinner parecia estar a sentir os efeitos da sua devastadora derrota na final do Open de França, já que o número um mundial foi eliminado prematuramente, embora às mãos do eventual campeão Bublik.

Apesar de uma vitória relativamente rotineira sobre o qualifier Yannick Hanfmann na primeira ronda, o natural de San Candido foi merecidamente derrotado pelo cazaque de origem russa, marcando a primeira vez que perdeu para alguém classificado fora do top 20 desde o verão de 2023.

Depois de um par de semanas difíceis, Sinner vai querer voltar rapidamente ao seu melhor jogo no All England Club, com o objetivo de conquistar o seu primeiro título de Wimbledon.

Momento da semana

As equipas da nova edição do torneio de duplas mistas do US Open foram anunciadas oficialmente na terça-feira e não dececionaram.

Algumas das duplas mais chamativas foram Alcaraz com Emma Raducanu, Sabalenka com Grigor Dimitrov e Jack Draper com Qinwen Zheng.

A lista sem precedentes de participantes de renome incluía também Sinner, Swiatek, Djokovic e Gauff.

O evento, uma medida revolucionária da Associação de Ténis dos Estados Unidos na tentativa de atrair mais jogadores individuais de topo, será realizado como um evento independente antes do início do US Open, a 24 de setembro.

As jogadas da semana

Lorenzo Sonego não conseguiu vencer a partida da segunda ronda contra Alexander Zverev em Halle, mas o italiano acertou uma pancada extraordinária que ficará na memória por muito tempo.

Sabalenka, por sua vez, mostrou um movimento incrível na relva contra Rybakina para ganhar um ponto impressionante no primeiro set da sua partida em Berlim.

Próximos eventos

Esta é uma das semanas mais calmas do calendário do ténis, com quatro torneios de preparação antes de Wimbledon.

No entanto, ainda há muitos nomes notáveis em ação no evento WTA 500 em Bad Homburg, como Iga Swiatek, J. Pegula e J. Paolini, que tentam ganhar um impulso valioso na relva.

Taylor Fritz e Daria Kasatkina são os cabeças-de-série em Eastbourne, enquanto há também um ATP 250 em Maiorca, com nomes como Ben Shelton e Felix Auger-Aliassime.