Recorde as incidências da partida
A primeira ronda do torneio foi marcada por um belo duelo entre os espanhóis, um desafio para o novo campeão de Roland Garros e um pesadelo para o jogador andaluz. No entanto, este último desistiu pouco antes do início do encontro e o seu lugar acabou por ser ocupado pelo número 86 do ranking ATP.
O jogador de Múrcia enfrentou o evento depois de ter gozado três dias de férias em Ibiza, onde foi com amigos para se desligar e aliviar toda a pressão. Não se tratou de uma recompensa pelo seu sucesso em Paris, uma vez que esta curta pausa tinha sido acordada e programada com Juan Carlos Ferrero e o resto da sua equipa.
Apesar da superioridade de Carlos Alcaraz, o seu combativo adversário mostrou grande resistência, como prova o facto de ter chegado ao sexto jogo sem enfrentar um break point. Tudo mudou no jogo seguinte, quando o vencedor de cinco torneios do Grand Slam aproveitou três vezes e conseguiu o break que pretendia. Embora tenha sido indulgente com o resto, ganhou o ponto ao quebrar por 6-4.
O segundo set esteve longe de ser simples, com a lógica de serviço a prevalecer a maior parte do tempo. Um resultado de 15-40 deixou Carlos Alcaraz numa situação complicada, embora o tenha salvo e acabado por forçar um tie-break, no qual se notou a sua qualidade para avançar na ronda ao fim de pouco mais de hora e meia (7-6/7-4).