Mais

Ténis: Lehecka elimina Jack Draper em Londres e pode desafiar Alcaraz na final

Jiri Lehecka celebra a sua vitória sobre Jack Draper
Jiri Lehecka celebra a sua vitória sobre Jack DraperBen Whitley, PA Images / Alamy / Profimedia
Jiri Lehecka (23 anos) derrotou o seu adversário britânico Jack Draper (23) nas meias-finais do torneio em Londres após 6:4, 4:6 e 7:5. O checo vai defrontar o vencedor do duelo espanhol entre o número um, Carlos Alcaraz (22), e o vencedor da segunda ronda, Robert Bautista-Agut (36).

Recorde as incidências da partida

Lehecka está a encontrar a sua melhor forma na altura certa antes de Wimbledon. O tenista checo enfrentou três adversários no Queen's Club antes do seu encontro com Draper, não perdendo um set no seu caminho para as meias-finais. Ao atingir os últimos quatro lugares, também melhorou o seu melhor resultado em relva - o seu melhor resultado até à data foram os quartos de final em Estugarda este ano.

Draper, por outro lado, teve de lutar para avançar no terceiro set por duas vezes em Londres. Em relva, o britânico, que é atualmente o sexto classificado do ranking, chegou às meias-finais - fê-lo no ano passado em Eastbourne. Antes do duelo deste sábado, Draper tinha uma estreita vantagem de 2-1 sobre Lehecka. O jogador checo venceu o primeiro encontro no ano passado em Adelaide, mas os dois duelos seguintes pertenceram ao seu adversário.

Lehecka entrou na meia-final no Queen's Club com um registo melhor. Quebrou o serviço de Draper no jogo de abertura, depois confirmou a sua vantagem e passou a ter uma vantagem de 2-0. Esta quebra revelou-se decisiva - nenhum dos jogadores conseguiu um break point no primeiro set e Lehecka venceu-o por 6:4 em 35 minutos.

Resumo da partida
Flashscore

No segundo set, o jogador checo teve problemas no quarto jogo, quando teve de lutar contra quatro pontos de break. No jogo seguinte, teve a mesma oportunidade duas vezes, mas falhou. O momento chave chegou aos 5:4 - Draper quebrou o serviço de Lehecek pela primeira vez no encontro e empatou o resultado a 1:1 em sets.

O dramático duelo ficou decidido no final do terceiro set. Lehecka esperou pela sua oportunidade até ao melhor momento possível - aos 5:5 quebrou o serviço de Draper pela primeira vez no set decisivo, depois não vacilou no seu serviço e após 6:4, 4:6 e 7:5 avançou para a final.

Nas estatísticas, o tenista checo foi mais bem sucedido no número de bolas vencedoras (36:28), enquanto Draper liderou no número de erros não forçados (17:26). Lehecek também foi bem sucedido na rede, onde teve sucesso em 16 de 20 casos. O pupilo de Michal Navrátil ganhou a contagem de ases por uma pequena margem de 16:14.

Resultados do torneio ATP 500 em Londres