Recorde as incidências do encontro
Mãe de dois filhos, Maria está a ter uma participação memorável no primeiro torneio feminino disputado em Queen's desde há 52 anos.
A jogadora de 37 anos chegou às meias-finais de Wimbledon em 2022, mas foi forçada a qualificar-se para o Queen's depois de cair para 86.º no ranking da WTA.
Maria disse que "ainda está a viver este sonho" depois de chocar a antiga campeã de Wimbledon Elena Rybakina por 6-4, 7-6(4) nos quartos de final na sexta-feira.
A alemã pode completar a sua semana de conto de fadas contra a chinesa Zheng Qinwen, cabeça de série, ou a americana Amanda Anisimova, número 15 do mundo, na final de domingo.
Maria nunca passou da segunda ronda de nenhum Grand Slam, exceto Wimbledon, mas mais uma vez está a provar ser uma força formidável nos courts de relva.
A eliminação de Keys foi um golpe para os seus preparativos para Wimbledon, que começa em Londres, no All England Club, a 30 de junho.
A americana de 30 anos chegou aos quartos de final do recente Open de França, depois de ter garantido o seu primeiro título do Grand Slam em Melbourne, em janeiro.
Keys não conseguiu ir além dos quartos de final em Wimbledon nas suas 10 visitas.