Recorde as incidências da partida
As bancadas da Andy Murray Arena estiveram cheias para assistir à vitória de Raducanu, que se tornou a única britânica no torneio e poderá defrontar a primeira cabeça de série e campeã olímpica de Paris, Zheng Qinwen, que joga ainda esta quinta-feira.
Raducanu chegou a uma vantagem de 5-0, com a jogadora de 22 anos a mostrar-se à vontade na relva, mas Sramkova salvou dois set points no sexto jogo, encontrando o seu alcance numa reviravolta que rapidamente ganhou ritmo.
A eslovaca ganhou quatro jogos seguidos, enquanto Raducanu perdia os seus winners, mas a britânica recuperou e serviu para fechar o primeiro set, mostrando um sorriso envergonhado à sua equipa enquanto regressava ao seu lugar.
Raducanu ganhou confiança com o seu primeiro serviço e começou o segundo set da mesma forma que começou o primeiro, abrindo uma vantagem de 4-0 depois de ter rapidamente consolidado um duplo break quando Sramkova cometeu uma série de erros.
Raducanu venceu então a competição ao converter um sexto break point, com a vitória a confirmar o estatuto da antiga campeã do Open dos Estados Unidos como número um britânica, ultrapassando a sua parceira de pares Boulter.
"Não creio que tenha sido a minha prestação mais limpa, mas estou muito feliz por ter conseguido aguentar alguns momentos de aperto que decidiram o primeiro set", disse Raducanu.
"Foi muito útil ter um grande apoio para me ajudar no último jogo de serviço. Agradeço por isso", assumiu.
A quarta cabeça de série, Elena Rybakina, mostrou o seu poder ao disparar nove ases para vencer Watson por 6-4 6-2, depois de a britânica não ter conseguido capitalizar sete break points.
A antiga campeã de Wimbledon, Rybakina, também se tornou na primeira jogadora a fazer 200 ases este ano.
"Foi um jogo difícil, ela jogou muito bem. Estou bastante satisfeita com o meu jogo, especialmente no segundo set", disse Rybakina.
"Espero que a cada jogo seja cada vez melhor. Estou a gostar da minha estadia aqui", acrescentou.
Entretanto, a russa Diana Shnaider, quinta cabeça de série, recuperou de um set de desvantagem para derrotar Boulter por 2-6 6-3 6-2 e marcar presença nos quartos de final com a campeã do Open da Austrália, Madison Keys.
"Katie é uma pessoa adorável, amo-a de todo o coração. Jogar contra ela e derrotá-la perante o seu público, lamento imenso", disse Shnaider.
"Espero que não me odeiem demasiado e que me venham apoiar amanhã!", apelou.