Andrey Rublev chegou a Madrid com a intenção de defender o seu título na terra batida da capital espanhola. No entanto, depois de ter reconhecido que mudou algumas coisas na sua preparação desde o ano passado, manteve-se discreto nas suas declarações, dizendo que há "muitos bons jogadores" no sorteio.
Quanto à defesa da sua coroa, o russo não se quis entusiasmar: "Neste momento, é o meu primeiro dia, por isso não fiz muito. Quero dizer, é bom voltar, é bom voltar a Madrid. Gosto muito de estar aqui, gosto da cidade, gosto de tudo fora da cidade, fora do campo de ténis."
"Regressar é uma boa sensação, com muitas boas recordações do ano passado e dos anos anteriores. Portanto, sim: as expectativas, de momento, são apenas de diversão. Depois veremos quando os jogos se aproximarem", acrescentou.
Questionado sobre se preferia ou não defrontar Alcaraz, preferiu concentrar-se no lado pessoal.
"Depende de mim. Em todo o caso, se quero ter um bom desempenho e jogar bem nos melhores torneios, tenho de defrontar esses jogadores. Alcaraz, Zverev, Sinner.... Não se pode fugir. Temos de jogar contra eles, temos de tentar lutar. Se queremos realmente atuar ao mais alto nível, temos de lutar contra eles. Não é preciso esperar que se lesionem ou que não joguem", afirmou.
"Mesmo nos torneios em que Alcaraz ou Sinner não estavam presentes, perdi para outros jogadores que estavam a jogar muito bem. Portanto, não se trata de quem está a jogar, mas sim de mim, de como estou pronto para atuar, de como estou pronto para lutar", concluiu Rublev.