Recorde as incidências da partida
Moutet venceu o primeiro set contra Tien por 6-2, mas no início do segundo set assistiu-se a uma acesa troca de palavras entre o francês e o árbitro de cadeira sobre um ponto disputado atribuído ao americano.
O ponto foi atribuído a Tien depois de Moutet ter caído na rede antes do segundo ressalto da bola, o que Moutet contestou.
Inicialmente, recusou-se a reiniciar o jogo antes de regressar visivelmente frustrado, partindo raquetes e exprimindo a sua raiva. Apesar do contratempo, recuperou a compostura para garantir a sua primeira presença nas meias-finais em courts de relva.
"Estava a tentar manter-me agressivo. Ele é muito bom, não está a perder muito, é um jogador muito sólido", disse Moutet, que vai enfrentar o americano Alex Michelsen, terceiro cabeça de série.
"Perdi no início deste ano contra ele, por isso sabia que tinha de ser mais agressivo hoje, servir melhor, e consegui fazê-lo", acrescentou.
Griekspoor, que se retirou do Open de França na quarta ronda, devido a uma lesão abdominal, controlou o jogo contra o em forma Diallo e assegurou um break no início do segundo set antes de garantir a vitória. O próximo adversário será o canadiano Felix Auger-Aliassime, segundo cabeça de série.
Auger-Aliassime foi derrotado no primeiro set contra o sérvio Hamad Medjedovic, mas conseguiu uma reviravolta e garantiu uma vitória por 3-6, 6-1 e 6-4 para chegar aos últimos quatro.
As esperanças espanholas foram frustradas quando o favorito da casa e sétimo cabeça de série Roberto Bautista Agut caiu por 6-4, 7-6(4) diante de Michelsen, num apertado encontro dos quartos de final.