O fundo soberano tem feito incursões significativas no ténis nos últimos meses, tornando-se o parceiro oficial dos rankings mundiais masculino e feminino, bem como parceiro de vários torneios.
"Um dos meus papéis é inspirar a próxima geração, os jovens, as crianças", disse o antigo número seis do mundo num vídeo publicado nas redes sociais na segunda-feira.
"Juntamente com o PIF, vou poder fazer isso. Esta é uma das melhores coisas que posso fazer".
Em janeiro, Rafael Nadal foi nomeado embaixador da Federação Saudita de Ténis, com o espanhol a dizer que estava ansioso por ajudar a formar crianças e a aumentar o interesse pelo desporto.
Berrettini, que já jogou em Riade durante a Diriyah Tennis Cup em 2022, também promoveria a inclusão e criaria oportunidades em todos os níveis do desporto, disse a PIF num comunicado.
Os ativistas dos direitos das mulheres e os membros da comunidade LGBTQ acusaram a Arábia Saudita de sportswashing e criticaram o historial do país em matéria de direitos humanos, mesmo quando este investe enormes quantias de dinheiro em desportos como o futebol, a Fórmula 1 e o golfe.
O país nega as acusações de abusos dos direitos humanos e afirma que protege a sua segurança nacional através das suas leis.