No jogo de abertura, Emma Navarro, 10.ª classificada, derrotou facilmente a croata Petra Martic, 124.ª do ranking mundial, em dois sets, por 6-1 e 6-2, em uma hora e seis minutos. Por seu lado, Sonmez (88) deu mais um passo na defesa do seu título após a desistência da polaca Linette (37) devido a lesão.
A jogadora turca venceu o primeiro set por 6-3 e tinha uma vantagem de 3-1 no segundo quando a sua adversária polaca abandonou o court após 59 minutos de jogo.
No início do dia, a colombiana Emiliana Arango avançou para os quartos de final ao vencer a britânica Francesca Jones, que se retirou com uma lesão no terceiro set. Jones, 136ª do ranking, venceu o primeiro set por 6-3. Arango, 133.ª do ranking mundial, venceu o segundo set por 6-3.
A europeia liderava o terceiro set por 4-3, mas abandonou o jogo devido a desconforto físico, após duas horas e seis minutos de ação, a uma temperatura ambiente de 31 graus Celsius.
Mais tarde, a eslovaca Rebecca Sramkova foi a jogadora seguinte a vencer a brasileira Beatriz Haddad Maia em dois sets, 7-6 (10/8), 6-3. Sramkova (40) precisou de duas horas e 18 minutos para derrotar Haddad Maia, 17ª do ranking mundial e terceira cabeça de série em Mérida.
Os quartos de final serão disputados na sexta-feira com os seguintes pares: Emma Navarro-Zeynep Sonmez, Maya Joint-Elina Avanesyan, Emiliana Arango-Rebecca Sramkova e Daria Saville-Paula Badosa. O torneio WTA 500 de Mérida é disputado em campos de terra batida no Yucatan Country Club e oferece um milhão de dólares em prémios monetários.