O estado de Djokovic, que não conseguiu o 100º título da sua carreira, chamou a atenção desde o momento em que apareceu no aquecimento pré-final com o olho direito visivelmente inchado.
No início da final, que foi adiada por quase seis horas devido à chuva, o sérvio cedeu o seu serviço pela primeira vez e mostrou outros sinais de desconforto no court, incluindo vários escorregões e quedas.
Djokovic, que aplicou líquido no olho em vários intervalos, admitiu à imprensa que tinha tido um dia estranho.
"Foi um jogo muito estranho, um dia estranho com o atraso da chuva e todas as coisas que estavam a acontecer. Sinceramente, não me senti no meu melhor em court, mas não há nada a retirar à vitória dele", sublinhou.
"Prefiro não falar", disse o sérvio quando questionado diretamente sobre o estado do seu olho. "Há algumas coisas, mas prefiro não... Apenas o felicito. É tudo. Não quero parecer que estou a inventar desculpas para a minha derrota", disse.
Djokovic não escondeu a sua desilusão pela segunda tentativa falhada de chegar aos 100 troféus, depois da derrota na final de outubro em Xangai. Ao mesmo tempo, ficou satisfeito com os progressos de Mensik, um talento emergente de 19 anos que cresceu a idolatrar o balcânico.