Sabalenka, que chegou a Miami depois de ter perdido a final de Indian Wells na semana passada, venceu o primeiro set por 6-1 antes de a romena Ruse ser forçada a retirar-se com uma lesão na coxa direita.
A próxima adversária de Sabalenka, tricampeã do Grand Slam, será a americana Danielle Collins, atual campeã de Miami, que derrotou a qualifier suíça Rebeka Masarova por 6-4, 3-6 e 6-3.
Naomi Osaka venceu a wildcard americana Hailey Baptiste por 7-6(6), 3-6 e 6-4, enquanto a italiana Jasmine Paolini, sexta cabeça de série, avançou quando Ons Jabeur, que perdia por 4-3 no primeiro set, teve de se retirar com uma lesão na perna esquerda.
Osaka, que voltou à ação em janeiro de 2024 após uma pausa de 15 meses durante a qual teve um bebé, disse que o seu nível de condicionamento físico é melhor agora do que em 2021, quando ganhou o mais recente de seus quatro títulos do Grand Slam.
A terceira cabeça de série, Coco Gauff, também progrediu com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre a grega Maria Sakkari, enquanto a campeã olímpica Zheng Qinwen avançou com uma vitória por 6-1 e 7-6(3) sobre Taylor Townsend.
A esperança local Ashlyn Krueger surpreendeu a 26.ª cabeça de série e antiga vice-campeã do US Open, Leylah Fernandez, para marcar encontro com Zheng.
De Indian Wells à eliminação
No lado masculino, Zverev estava confortável contra o qualifier britânico Fearnley, ao misturar um serviço sólido com o domínio da linha de fundo, salvando os dois únicos pontos de break que enfrentou durante os 74 minutos de jogo.
Para Zverev, que perdeu no primeiro obstáculo em Indian Wells, a vitória deu-lhe o recorde de 145 vitórias no Masters 1000, mais uma do que Tommy Haas. Agora enfrenta o australiano Jordan Thompson.
O campeão de Indian Wells, Jack Draper, foi eliminado da segunda ronda do Open de Miami, com o sexto cabeça de série e número um britânico a perder por 7-6(2), 7-6(3) para o checo Jakub Mensik.
O jogo foi temporariamente suspenso quando uma grande multidão de espectadores brasileiros, que esperavam para assistir ao confronto entre João Fonseca e Ugo Humbert no mesmo local, manifestou a sua indignação quando o jogo foi transferido para o court principal.
Os adeptos, alguns dos quais esperaram durante horas na Grandstand, assobiaram quando saíram do recinto, mas ficaram satisfeitos quando Fonseca ultrapassou Humbert por 6-4 e 6-3.
"Gostei muito da decisão, porque já lá tinha jogado a minha primeira ronda, por isso sabia como era o campo e o ambiente", disse Fonseca, de 18 anos.
Reilly Opelka recuperou para vencer o dinamarquês Holger Rune, 11º cabeça de série, por 4-6, 6-3, 7-6(5) e, com a derrota de Draper, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev esta semana, não restam semifinalistas de Indian Wells no sorteio masculino de Miami.
O wildcard de Hong Kong Coleman Wong surpreendeu o 13º cabeça de série Ben Shelton por 7-6(3), 2-6, 7-6(5) para avançar, enquanto o canadiano Denis Shapovalov e o americano Taylor Fritz, terceiro cabeça de série, também venceram e vão defrontar-se na terceira ronda.