Djokovic esmagou o italiano Lorenzo Musetti, 16.º no ranking ATP, por um duplo 6-2.
O gigante dos Balcãs, de 37 anos, está a elevar o seu ténis no seu antigo local de residência, Miami, depois das eliminações precoces em Doha e Indian Wells.
"Quando jogo assim, sinto-me feliz no court. É óbvio que as coisas mudam quando não se joga tão bem", disse "Nole", que começou a época com uma lesão no Open da Austrália.
No torneio de Miami, um dos mais dominantes da sua carreira, não se encontrava nos quartos desde 2016, ano em que conquistou a última das suas seis coroas.
Por várias razões, Djokovic estava ausente de Miami desde 2019, mas está agora a três vitórias de alcançar o 100.º título da sua lendária carreira.
O sérvio tem um caminho livre para os seus maiores rivais, com Jannik Sinner fora devido a suspensão e a saída antecipada de Carlos Alcaraz.
Na quarta-feira, vai defrontar nos quartos de final o americano Sebastian Korda, 25º. classificado no ranking ATP, que terminou com uma vitória difícil sobre o francês Gaël Monfils por 6-4, 2-6 e 6-4 devido a problemas no pulso.
Atraso devido à chuva
Se Djokovic está de volta após uma longa ausência, Cerúndolo confirmou-se como uma presença regular na final de Miami.
O argentino foi vítima, na terça-feira, do norueguês Casper Ruud, quinto cabeça de série, por 4-6 e 2-6, num jogo interrompido durante três horas e meia pela chuva no final do segundo set.
"Estava a fazer um excelente jogo até a chuva chegar. É sempre difícil parar quando se está a jogar bem, mas consegui manter o meu serviço e ganhar", recordou Cerúndolo.
Cerúndolo, que conta com o apoio da grande comunidade argentina em Miami, chegou aos quartos-de-final em três das últimas quatro edições.
Ele também é o primeiro argentino a chegar aos quartos de final dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami no mesmo ano desde Juan Martin del Potro em 2018.
O seu adversário nos quartos de final será o experiente jogador búlgaro Grigor Dimitrov, 15.º no ATP, que derrotou o americano Brandon Nakashima por 6-4 e 7-5 durante a manhã.
O americano Taylor Fritz e o italiano Matteo Berrettini passaram aos quartos de final depois de terem derrotado dois australianos, Adam Walton e Alex de Miñaur, na terça-feira.
A estrela em ascensão checa Jakub Mensik, de 19 anos, também passou aos oitavos de final, depois de o seu compatriota Tomas Machac ter desistido devido a doença.
O seu adversário sairá do confronto final dos oitavos de final entre o alemão Alexander Zverev, cabeça de série, e o francês Arthur Fils, que foi adiado para quarta-feira devido à chuva.