O regresso de Djokovic a Miami pela primeira vez desde 2019 acabou em vitória do quarto cabeça de série sérvio, o 410.º triunfo ao nível ATP Masters 1000, empatando-o com Rafa Nadal como o maior número de todos os tempos.
"Eu estava jogar muito bem, a um nível muito alto desde o início, sabia exatamente o que queria fazer taticamente. Obviamente, é apenas o primeiro jogo, mas a forma como me senti no campo e a forma como joguei é muito encorajadora", disse Djokovic durante a entrevista em court.
No primeiro set, Djokovic mostrou a sua superioridade a partir da linha de fundo, juntamente com um jogo de serviço letal, para ter um início perfeito e precisou de apenas 27 minutos para o fechar. Mas Hijikata recusou-se a recuar e a sua confiança aumentou durante um segundo set muito disputado, em que nenhum dos jogadores conseguiu um break. Djokovic assumiu o controlo no tiebreak, onde venceu os últimos seis pontos.
O russo Daniil Medvedev, sétimo cabeça de série, campeão de Miami em 2023 e acabado de chegar às meias-finais de Indian Wells, caiu logo no primeiro obstáculo ao perder por 6-2 e 6-3 com o espanhol Jaume Munar.
Os antigos finalistas de Miami, Casper Ruud e Grigor Dimitrov, avançaram enquanto o australiano Kyrgios, que esta semana conquistou a sua primeira vitória desde outubro de 2022, caiu por 7-6 e 6-0 frente a Karen Khachanov. O segundo cabeça de série Carlos Alcaraz vai dar início à sessão noturna contra o belga David Goffin.
Swiatek venceu Garcia em sets diretos na mesma fase em Indian Wells, onde a defesa do título da polaca terminou na semana passada nas meias-finais, mas enfrentou uma adversária muito mais determinada desta vez.
Swiatek passou os dois primeiros jogos do encontro sem perder um ponto e depois consolidou outro break para uma vantagem de 4-0 antes de se apoiar no seu serviço para garantir o primeiro set em 29 minutos. Mas a polaca enfrentou muito mais resistência durante o segundo, tendo superado uma desvantagem de 1-3, obrigada a salvar um set point enquanto serviu a 5-4, tendo fechado o encontro ao vencer os últimos três jogos.
A próxima adversária de Swiatek será a belga Elise Mertens, que venceu a americana Peyton Stearns, por 6-4 e 6-1.
A ex-campeã do US Open Emma Raducanu também avançou com uma vitória de 7-6, 2-6 e 7-6 sobre Emma Navarro. Entre as outras mulheres que avançaram estão a espanhola Paula Badosa, 10.ª cabeça de série, e a checa Karolina Muchova, 15.ª cabeça de série.