Mais

Ténis: Mirra Andreeva e Madison Keys sofrem derrotas em grandes surpresas no Open de Miami

Mirra Andreeva durante o seu jogo contra Amanda Anisimova no Open de Miami 2025
Mirra Andreeva durante o seu jogo contra Amanda Anisimova no Open de Miami 2025 Rich Storry/Getty Images/AFP
A campeã do Open da Austrália, Madison Keys, foi eliminada do Open de Miami, ao perder de forma surpreendente para a wildcard filipina Alexandra Eala, de 19 anos.

A russa Mirra Andreeva, de 17 anos, que vinha de vitórias consecutivas no WTA 1000 no Dubai e em Indian Wells, também foi eliminada na terceira ronda, com a sua série de 13 vitórias consecutivas a terminar com uma derrota em três sets frente à americana Amanda Anisimova.

A vitória de Eala por 6-4 e 6-2 sobre a americana Keys, quinta cabeça de série, levou-a a abraçar a sua equipa e a festejar apaixonadamente depois de se ter tornado a primeira mulher das Filipinas a derrotar uma adversária do top 10 desde que o sistema de classificação foi criado em 1975.

Eala, a campeã de singulares femininos do US Open de 2022, que está instalada na academia de Rafael Nadal em Maiorca desde os 13 anos, vai agora defrontar a espanhola Paula Badosa por um lugar nos quartos de final.

"Crescer foi difícil. Não tínhamos ninguém de onde vínhamos para abrir caminho. Claro que havia muitas pessoas em todo o mundo para admirar, mas espero que isto leve o ténis filipino para o próximo passo", disse Eala na sua entrevista no court.

Keys, que foi duramente derrotada por Aryna Sabalenka nas meias-finais de Indian Wells, admitiu que esteve muito aquém da sua melhor forma.

"O meu serviço não esteve lá muito bem hoje e senti-me um pouco sem ritmo - e quando se está a jogar com alguém que faz uma tonelada de bolas para trás e absorve muito bem, essa não é realmente a chave para o sucesso", disse a americana.

Andreeva, a 11.ª cabeça de série, esperava continuar a subir na hierarquia com uma boa exibição em Miami, mas pareceu ser prejudicada por uma lesão ao perder para Anisimova, a 17.ª cabeça de série de Miami.

Andreeva recebeu cuidados médicos demorados na zona abdominal quando perdia por 2-1 no primeiro set, no qual perdeu por 7-6 (7/5). Ela recuperou, dominando o segundo set por 6-2, mas Anisimova venceu o terceiro set da batalha de duas horas e 49 minutos por 6-3.

Anisimova vai defrontar Emma Raducanu na quarta ronda, depois de a jogadora britânica ter avançado quando a sua adversária americana McCartney Kessler se retirou lesionada no segundo set do encontro.