Gauff, que tem como objetivo conquistar o seu primeiro título em Miami, ganhou 84% dos seus pontos de primeiro serviço, salvou o único ponto de break que enfrentou e converteu seis dos seus nove pontos de break no encontro de 47 minutos.
A próxima adversária de Gauff, que foi eliminada nos oitavos de final em Indian Wells na semana passada, será Ashlyn Krueger, que derrotou a sétima cabeça de série Elena Rybakina por 6-4, 2-6 e 6-4.
Para Krueger, a vitória sobre a ex-campeã de Wimbledon Rybakina, que durante a derrota conseguiu uma série de 22 pontos de vitória no serviço, marcou a primeira vitória no top 10 da sua carreira.
A italiana Jasmine Paolini e a campeã olímpica Zheng Qinwen também avançaram, enquanto a canadiana Leylah Fernandez derrotou a americana Alycia Parks por 7-6(1) e 6-3.
No lado masculino, Reilly Opelka obteve a sua primeira vitória no ATP Masters 1000 desde 2022 com um triunfo por 6-3, 7-6(4) sobre o wildcard americano Christopher Eubanks.
O antigo finalista Kei Nishikori desistiu da sua estreia em Miami na quinta-feira, alegando a necessidade de mais tempo para recuperar depois de ter atingido as meias-finais de um evento ATP Challenger Tour na semana passada.
"O meu corpo ainda não recuperou o suficiente dos jogos da semana passada. Vou agora para casa e preparar-me para a época de terra batida", escreveu Nishikori no X.