Mais

Ténis: Magda Linette eliminou Coco Gauff e vai jogar os quartos de final em Miami

Magda Linette vai disputar os quartos de final em Miami
Magda Linette vai disputar os quartos de final em MiamiAL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Ambas as jogadoras iam para este jogo sem perder um set, mas na noite de segunda-feira Coco Gauff chocou inesperadamente contra uma parede chamada Magda Linette. A polaca fez um grande jogo, aproveitando os nervos da rival e entrando nos quartos de final com um registo perfeito, depois de ter ganho 6-4, 6-4.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Ambas as jogadoras tinham partidas de alto nível na Flórida, mas foi Linette quem atacou primeiro no serviço da americana. Não conseguiu ameaçar a favorita, mas quando procurava um break rápido, a polaca fechou o primeiro jogo com um forehand espetacular. Momentos depois, Coco já tinha cometido a sua terceira dupla falta, embora estivesse apenas a abrir o seu segundo jogo. Foi neste mesmo jogo que Linette ganhou fortuitamente aos 40-40, e depois, com uma grande devolução, acumulou um break point. Gauff defendeu uma vez, mas na rede não conseguiu ganhar a troca e cedeu um segundo break point, após o qual a devolução da polaca lhe permitiu forçar um erro de break point.

Os erros de Gauff e o excelente serviço da polaca facilitaram a confirmação do break point, mas foi difícil no jogo seguinte. Passou de 40-0 para 40-40 e mais uma vez a polaca manteve-se inabalável, impressionando com a sua compostura. Ganhou os dois pontos seguintes sem mostrar emoção enquanto Gauff girava a cabeça. No seu serviço, a americana tinha 30-0 antes de quebrar quatro serviços consecutivos e atirar a raquete ao court. A jogadora contou com a ajuda do público e fechou o set depois de defender um break point. O saque da polonesa estava funcionando, mas ela também mostrou grande determinação na defesa, frustrando a rival com, por exemplo, um grande winner de devolução no nono game. No serviço, a polaca tinha de fechar o encontro e, apesar de ter jogado bem, a mais nova Gauff não baixou os braços. Não conseguiu levar a primeira bola do set, mas venceu a segunda com um grande golpe de baixo da rede e um ponto de serviço para fechar o set.

Coco Gauff teve sets mais fracos, mas saiu da sua concha mais do que uma vez. Por isso, a maior eficácia na abertura do segundo set não foi surpreendente. A jogadora de 21 anos defendeu com confiança e, finalmente, ganhou um break point no serviço da polaca. Linette defendeu uma vez, mas falhou na sua segunda tentativa. Foi um momento de teste para a polaca e ela ultrapassou-o - quando Gauff voltou a servir com uma dupla falta, a polaca antecipou a oportunidade e não deixou que o break se confirmasse. Os pontos vieram com mais força, mas continuaram a aparecer e, após 20 minutos, estava 2-2. Dificilmente, um serviço impressionante deu o break point e acelerou o terceiro jogo consecutivo para a polaca!

No sexto jogo, a americana aplaudiu depois de uma grande bola angulada da polaca, mas não a deixou defender o seu serviço, empatando a partida a 3-3. Gauff ganhou claramente confiança e não permitiu que Linette ganhasse sequer um ponto no sétimo jogo (um ponto cedido por uma dupla falta foi compensado com dois ases). Mas a polaca também não mostrou fraqueza e, aos 4-4, empatou com muita confiança. Coco voltou a não conseguir servir e, após três (!) bolas consecutivas a dançar na fita, a americana teve de enfrentar um break point. E cedeu, a devolução de Magda produziu um break point a 5-4. No décimo jogo, a mão da jogadora polaca tremeu ligeiramente, mas apenas por um momento, pois a partir dos 15-30 ela jogou de forma impecável e fechou o caminho para o troféu.