Os vencedores da semana
Carlos Alcaraz regressou à boa forma no prestigiado Masters de Monte-Carlo. O espanhol derrotou Francisco Cerundolo, Arthur Fils e Lorenzo Musetti e conquistou o 18.º título da sua carreira.
Sem nunca ter vencido um encontro no evento ATP 1000, Alcaraz foi obrigado a recuperar de um set de desvantagem três vezes durante o torneio, incluindo na final contra Musetti, que o jovem de 21 anos acabou por vencer de forma enfática, por 3-6, 6-1 e 6-0.
O espanhol nem sempre jogou um ténis perfeito, mas conseguiu encontrar o seu melhor nível nos momentos-chave, superando vários adversários complicados para conquistar o sexto título do Masters 1000.
Com a vitória, Alcaraz subiu para o segundo lugar do ranking, o que pode ser significativo antes do Open de França do próximo mês, uma vez que o colocaria no lado oposto do sorteio do seu maior rival, Jannik Sinner, que regressa à ação em Roma a 7 de maio.
Entretanto, na WTA Tour, a semana foi muito preenchida com a qualificação para a Billie Jean King Cup, com a Grã-Bretanha, os EUA, a Espanha, o Japão, a Ucrânia e o Cazaquistão a garantirem os seus lugares na final de setembro, ao lado da anfitriã China e da atual campeã Itália.
A melhor história foi, sem dúvida, o empate entre a Ucrânia e a Suíça, com a vitória de Elina Svitlona sobre Jil Teichmann por 6-4 e 6-2, que levou a Ucrânia ao topo do Grupo E e a uma histórica primeira presença nas finais.
"Estou muito orgulhosa de toda a equipa por nos ter levado às finais. Há tanto tempo que esperávamos por este momento, para jogar ali e tentar ter uma oportunidade de ganhar o Campeonato do Mundo", disse Svitolina após a sua vitória.
Os lutadores da semana
A péssima forma de Alexander Zverev continuou no Masters de Monte-Carlo, com o cabeça de série a cair logo no primeiro obstáculo, numa derrota por 2-6, 6-3 e 7-5 para Matteo Berretini.
Desde que perdeu para Jannik Sinner na final do Open da Austrália, o alemão não conseguiu ir além dos quartos de final em todos os seus seis torneios, incluindo derrotas surpreendentes para Learner Tien e Francisco Comesana.

Zverev caiu para o terceiro lugar no ranking ATP em consequência da sua eliminação precoce em Monte Carlo e vai certamente lamentar a sua incapacidade de capitalizar a ausência de Sinner do Tour e a oportunidade perdida de reclamar o lugar de número um mundial pela primeira vez na sua carreira.
Outro grande nome que perdeu o seu jogo de estreia no Mónaco foi Novak Djokovic, com o lendário sérvio a ser confortavelmente derrotado por 6-3 e 6-4 pelo especialista em terra batida Alejandro Tabilo.
Apesar de ter chegado à final de Miami há apenas duas semanas, Djokovic também foi eliminado precocemente em Doha e Indian Wells nos últimos meses, pelo que estará desesperado por recuperar durante o resto da temporada de terra batida para provar que os seus dias no topo do desporto não estão contados.
Momento da semana
Alex de Minaur pode até ter ficado de fora das meias-finais contra Musetti, mas garantiu a primeira vitória da carreira nos quartos de final ao derrotar Grigor Dimitrov por 6-0 e 6-0 em apenas 44 minutos.
Foi uma exibição implacável do australiano, que continua a crescer na superfície depois de atingir a sua terceira meia-final em terra batida no Tour.
Quanto ao búlgaro, vai querer responder o mais rapidamente possível, depois de não ter conseguido ganhar um único ponto de jogo na competição e de ter perdido um set por 6-0 pela primeira vez em nove anos.
Os melhores momentos da semana
Alcaraz apresentou uma boa dose de magia em Monte Carlo, incluindo este ponto notável contra Daniel Altmaier na terceira ronda.
Berrettini e Zverev sempre prometeram um duelo aceso e isso foi caracterizado por um incrível rally de 48 jogadas que o italiano acabou por vencer com um forehand característico.
Próximos eventos
Sem surpresas, esta é mais uma semana atarefada, com torneios ATP em Barcelona e Munique, bem como eventos WTA em Estugarda e Rouen.
O número dois mundial Alcaraz encabeça um forte grupo no ATP 500 de Barcelona, com Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas entre os outros cabeças-de-série, enquanto em Munique, o favorito da casa, Zverev, espera superar Ben Shelton e Felix Auger-Aliassime para garantir o tão necessário título.
O melhor da ação WTA chega a Estugarda, onde Aryna Sabalenka, Iga Swiatek e Coco Gauff procurarão fazer uma declaração antecipada no circuito de terra batida. Há muitas outras jogadoras a ter em conta num sorteio muito disputado, incluindo Mirra Andreeva e Jessica Pegula.
Finalmente, no evento WTA 250 em Rouen, Elina Svitolina e Linda Noskova são as duas primeiras cabeças-de-série, enquanto Bianca Andreescu regressa ao circuito depois de seis meses afastada por lesão e problemas de saúde.
