Mais

Ténis: Alcaraz bate Musetti em 3 sets e vence pela primeira vez o Masters 1000 de Monte Carlo

Carlos Alcaraz venceu em Monte Carlo
Carlos Alcaraz venceu em Monte CarloValery HACHE / AFP
Surpreendido por Lorenzo Musetti no primeiro set, Carlos Alcaraz voltou a jogar bem para vencer em três sets (3-6, 6-1, 6-0). Foi a primeira vitória do espanhol no Rock.

Recorde as incidências da partida

Com o seu backhand de uma mão e o seu jogo imaginativo, Lorenzo Musetti é exatamente o oposto de Jannik Sinner, provando que o ténis italiano oferece uma grande variedade de perfis. Carlos Alcaraz é tão brincalhão quanto o seu oponente, finalista em Monte Carlo, mas o seu serviço com duas mãos e o seu backhand oferecem alternativas mais sólidas.

Ambos disputaram a sua primeira final no Rock, e foi o espanhol que levou a melhor, depois de perder o primeiro set (3-6, 6-1, 6-0).

Musetti jogou com confiança

Desde o início, Alcaraz pressionou o transalpino e quebrou após um grande forehand na linha de fundo. Mas Musetti respondeu de imediato. Como o espanhol não conseguiu ultrapassar os seus primeiros serviços e não conseguiu ganhar um ponto de desvantagem com um 0/5 neste setor, o toscano quebrou de imediato para garantir o seu jogo de serviço branco. Do outro lado da rede, Alcaraz arriscava (6 winners contra 2), mas também se afrouxava (6 erros não forçados contra 0 nos três primeiros jogos). 0-30, 15-40, 30-40: forçado a correr atrás do resultado, Alcaraz perdeu a paciência e enviou um forehand para a rede, cedendo novamente o seu serviço (3-1 Musetti).

O italiano tinha começado a reduzir a diferença mas, aos 40-0, o seu 7.º ponto consecutivo no seu serviço, viu Alcaraz surpreender-se para voltar aos 40-A. Mas um ás e depois um erro não forçado do seu adversário confirmaram a vantagem no marcador (4-1). Para o murciano, o terceiro foi o mais correto, já que finalmente ganhou o seu primeiro jogo sem forçar a sorte (4-2). Será que o winner de backhand de Alcaraz no primeiro ponto de serviço de Musetti marcaria um ponto de viragem no set? A resposta do italiano foi negativa: sólido no primeiro ponto, sem hesitar em aproveitar a sua oportunidade o mais cedo possível no rali, ganhou os 4 pontos seguintes para liderar por 5-2. A 5-3, será que a pressão o vai apanhar? Uma subida à rede para começar, um drop shot diabólico para terminar com um ás ligeiramente sortudo no meio: Musetti podia cerrar o punho (6-3).

Alcaraz respondeu com estilo

Alcaraz não tinha grande escolha, agora que Musetti estava a meio do jogo. Depois de ter ganho o seu jogo de serviço, o espanhol teve mais impacto no jogo do italiano, fechando o encontro com um drop shot ou um belo voleio de trás da linha (2-0 Alcaraz).

Era agora o murciano que estava a dominar o jogo. No jogo curto, Musetti não conseguiu finalizar, vendo o seu adversário regressar aos 40-A. Mesmo quando parecia dominado, "Carlitos" inverteu o fluxo do rali, atingindo Musetti com uma fabulosa passada de backhand para obter um duplo break point. Ao contrário do primeiro set, e apesar de estar a jogar muito bem, o toscano já não conseguia resistir ao impacto das pancadas do adversário (4-0). No entanto, o empate não era assim tão fácil. Com 5-1 e 40-0, Alcaraz sofreu 4 pontos consecutivos e teve de eliminar 4 pontos de break antes de ver com alívio a bola longa de Musetti passar para trás da linha de base (6-1).

Sem gasolina

Antes de servir para abrir o set decisivo, Musetti foi aplaudido de pé pelos muitos adeptos italianos que o tinham vindo apoiar. Foi o suficiente para colocar um sorriso no rosto do toscano antes de partir para uma nova batalha. Num court varrido pelo vento e sob um céu cada vez mais ameaçador, que levou os organizadores a antecipar o horário desta final, Alcaraz dispôs de dois break points a 15-40. Mas, primeiro, não conseguiu quebrar. Mas foi apenas uma questão de minutos, quando Musetti implodiu com um forehand para o meio da rede (1-0 Alcaraz).

O peso dos esforços acumulados esta semana estava a pesar nas pernas do transalpino. Alcaraz confirmou o seu break com um winner de forehand no ângulo, que surpreendeu um pouco mais o exausto Musetti, que procurava encurtar os pontos e talvez também o seu sofrimento. Com uma devolução cruzada vencedora, Alcaraz fez um duplo break e o italiano recorreu ao fisioterapeuta e ao médico no intervalo (3-0).

A única esperança de Musetti era que a chuva atrasasse o inevitável epílogo. Alcaraz também estava preocupado com as condições climatéricas e queria terminar o jogo rapidamente. O toscano não tinha mais nada no depósito e esta final não era um tributo ao seu excecional torneio, no qual eliminou Jiri Lehecka, Matteo Berrettini, Stefanos Tsitsipas e Alex de Minaur.

Alcaraz não precisou de forçar o seu talento para terminar o jogo (3-6, 6-1, 6-0). O murciano, que venceu no Rochedo antes de ir para Barcelona na próxima semana, está agora em ascensão com a defesa do seu título de Roland Garros na mira.