Recorde as incidências da partida
Isento da primeira ronda, o cabeça de série n.º 1, na ausência do líder do ranking ATP, Jannik Sinner, suspenso por doping, perdeu após uma batalha de 2h29 e um final de jogo de alto nível que incluiu uma espetacular troca de 48 golpes de raquete.
Em queda desde que perdeu a final para Sinner, no Open da Austrália, o alemão de 27 anos esperava recuperar com o início da época de terra batida, uma superfície que adora. Mas depois de um início de jogo controlado, Zverev voltou a cair nos seus velhos hábitos.
Semifinalista em Monte Carlo, em 2018 e 2022, Zverev venceu facilmente o primeiro set contra Berrettini , convertendo os seus dois pontos de break e não concedendo nenhum para vencer por 6-2.
Mas a 3-2 no segundo set, cometeu quatro erros não forçados, cedendo o break ao italiano, que acabou por vencer o set.
No set decisivo, Berrettini parecia estar em vantagem quando quebrou a 3-3. Mas o romano de 28 anos não conseguiu fechar o set e serviu para o jogo a 5-4.
Num final de jogo de cortar a respiração, com Berrettini a ganhar uma ronda de 48 pancadas, o italiano nunca mais olhou para trás e aproveitou o serviço do alemão para finalizar sem hesitar no seu primeiro match point.
Vai defrontar o checo Jiri Lehecka (28.º) ou o italiano Lorenzo Musetti (16.º) nos oitavos de final.