Recorde as incidências da partida
Griekspoor, 35.º do ranking, chegou a Monte Carlo depois de ter perdido a final do ATP 250 de Marrocos, onde o italiano Luciano Darderi derrotou o neerlandês no primeiro torneio de terra batida das suas épocas. Entretanto, Arthur Fils chegou ao microestado para o seu primeiro torneio em terra batida, depois de não ter jogado uma partida de ténis desde a sua derrota nos quartos de final contra Jakub Mensik, em Miami.
Griekspoor e Fils disputaram um primeiro set intenso, no qual o francês pressionou fortemente o seu homólogo neerlandês. O neerlandês de 27 anos enfrentou e venceu 8 break points de Fils, quatro dos quais no décimo segundo jogo, quando o set se aproximava da hora de jogo.
Como Griekspoor manteve a sua abordagem pesada ao jogo na rede, Fils teve dificuldade em decifrar o código no primeiro set, pois Griekspoor ganhou 9 de 11 pontos na rede. Um mini-break no tiebreak fez com que Griekspoor jogasse livremente, o que resultou num segundo mini-break na parte inferior do tiebreak e, eventualmente, na vitória do set.
Uma lesão na coxa obrigou Griekspoor a fazer uma pausa por lesão, da qual o neerlandês regressou a poucos segundos do fim do encontro. Com a coxa esquerda cuidadosamente tapada, Fils começou bem com um break no primeiro jogo do segundo set. Sem ceder nenhum jogo e obrigando Griekspoor a defender cinco break points, Fils venceu o segundo set de forma convincente.

Griekspoor ficou frustrado na terra batida de Monte Carlo - ainda mais quando foi penalizado com um tempo depois de Griekspoor se ter queixado do público, que Arthur Fils balançou para fazer barulho - mas manteve uma distância próxima de Fils na fase inicial do terceiro e último set.
No entanto, a incapacidade crescente de desafiar um Fils que jogava de forma elegante custou a Griekspoor dois jogos de serviço consecutivos e, eventualmente, um ponto de penalização depois de ter partido a raquete antes do início do oitavo e último jogo.
Griekspoor não conseguiu manter o nível do seu jogo de rede, o que o levou a estar perto de ganhar o encontro logo no início. O neerlandês só jogou 9 pontos de rede em dois sets, depois de ter ganho a mesma quantidade só no primeiro set. Com esta derrota, Griekspoor abandona o seu segundo torneio ATP 1000 da época na primeira ronda, depois de ter chegado aos quartos de final em Indian Wells, em março.
Fils, de 20 anos, vai agora defrontar Flavio Cobolli na segunda ronda do torneio Masters do Mediterrâneo.