Recorde as incidências da partida
O parisiense de 38 anos, que terminou a sua época em hard court ao atingir os oitavos de final do torneio de Miami no final de março, venceu (4-6, 6-1, 6-1) na terra batida monegasca. Ele já tinha dominado Marozsan em três sets na 1.ª ronda na Florida.
Finalista em Monte-Carlo em 2016, mas eliminado na 2.ª ronda na última edição, Monfils vai defrontar o russo Andrey Rublev (9.º e vencedor em Monte-Carlo em 2023) na tentativa de conquistar um lugar nos oitavos de final.
Depois de ter perdido o primeiro set por 6-4 em três quartos de hora, o oitavo finalista do último Open da Austrália acelerou o ritmo no segundo, quebrando novamente e ganhando um jogo para liderar por 4-1 e depois vencer o set por 6-1.

Os dois jogadores falharam dois break points nos dois primeiros jogos do set decisivo. Monfils quebrou então Marozsan por 2-1 num tiebreak de sets diretos, antes de vencer confortavelmente os quatro jogos seguintes para garantir o seu lugar na segunda ronda, onde se junta ao compatriota e contemporâneo Richard Gasquet, também com 38 anos e qualificado no domingo.
O último francês a entrar em court na segunda-feira será Alexandre Müller (39.º), que defronta o argentino Camilo Ugo Carabelli (63.º).