Recorde as incidências da partida
Era necessária uma proeza para Lorenzo Musetti contra Stefanos Tsitsipas, que na terra batida de Monte Carlo está em casa, na verdade é uma espécie de soberano reinante, tendo vencido o Rolex Masters monegasco três vezes e enfrentando aqui o italiano invicto no anterior e atual campeão.
O grego começou bem e Lorenzo ficou furioso. Já no segundo jogo, os problemas começaram com o italiano a falhar um backhand e a dar dois break points ao seu adversário: no segundo backhand a bola foi fatal e Tsitsipas ganhou uma vantagem de 2-0.
Nos jogos seguintes, Musetti esforçou-se por conter o grego, salvando break point atrás de break point, mas não foi capaz de o minar. No sexto jogo, Tsitsipas fechou o resultado do primeiro set: Musetti começou por perder 15-40, depois recuperou, mas nas vantagens, uma fita deu o break ao grego, que depois fechou 6-1 no seu serviço.
No segundo set, Musetti começou melhor, assediando o grego no segundo jogo, mas o grego respondeu no terceiro, pelo que, sem um break, passámos ao quarto set, onde Musetti não deixou escapar a oportunidade: um erro de Tsitsipas com o smash e um forehand na rede deram-lhe 3-1.
O grego empatou a contagem de breaks no quinto jogo, mas no jogo seguinte o italiano voltou a assumir a liderança com uma grande passada de backhand e um lob, novamente com o backhand, a sua melhor pancada: 4-2. Não houve mais quebras de serviço e, assim, o jogador de Carrara conseguiu fechar por 6-3 e levar o encontro a um empate.
No terceiro set, o encontro viveu nas asas do equilíbrio até ao sétimo jogo, quando Musetti, ao serviço do grego, quebrou de 0-30 e, graças a duas grandes respostas e duas duplas faltas do seu adversário, quebrou por 4-3.
O carrarino confirmou o break a 5-3, mantendo o seu serviço a zero e minando Tsitsipas ao fazer 30-0 no jogo seguinte. O grego resistiu e Musetti viu-se assim obrigado a fechar o seu serviço para ganhar uma vantagem de 5-4. Fê-lo sem vacilar, deixando o grego a 15. Terminou com 1-6 6-3 6-4 e juntou-se a De Minaur nas meias-finais.
"Foi difícil, mas estou orgulhoso pela vitória"
"Vamos acreditar": Lorenzo Musetti escreveu isto para a câmara no final do encontro que o levou a vencer Stefanos Tsitsipas nos quartos de final do Masters 1000 de Monte Carlo. O italiano, na sua primeira meia-final de um '1000', defronta amanhã o australiano Alex De Minaur.
"Hoje foi um jogo muito difícil ", disse o tenista toscano.
"Nunca o tinha vencido. Tinha perdido com ele cinco vezes. Sabia que não tinha uma tarefa fácil hoje. Durante o jogo, elevei o meu nível e estou muito orgulhoso do meu sucesso. Foi talvez a tarefa mais difícil, mas consegui levá-la para casa graças ao apoio do público e do meu camarote. Estou muito feliz por ter tanta gente a torcer por mim. Até amanhã", concluiu.