Mais

Ténis: "Não há planos concretos para abrir um sorteio feminino em Monte Carlo"

Carlos Alcaraz triunfou no Rochedo
Carlos Alcaraz triunfou no RochedoCLIVE BRUNSKILL/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O diretor do Masters 1000 de Monte Carlo, um dos dois únicos torneios desta categoria a ter apenas um sorteio masculino, disse este domingo que "nenhum plano concreto" para abrir um sorteio feminino estava atualmente em preparação.

"Obviamente, continuamos abertos à ideia de acolher a WTA no nosso torneio", declarou David Massey em conferência de imprensa, antes de acrescentar que não estão em curso "discussões ativas" com a associação que gere o circuito feminino.

Abrir o torneio às mulheres "significaria ter mais dias para o torneio (que atualmente se joga durante uma semana)", continuou.

Nesse caso, "o melhor produto, na minha opinião", seria jogar os torneios masculino e feminino na mesma semana, em vez de um a seguir ao outro.

"Não há planos nesta fase, mas não excluo nada no futuro", concluiu David Massey.

Juntamente com o Masters 1000 de Paris (em terra batida), que coincide com os meses de outubro e novembro, o torneio de Monte Carlo em terra batida é o único dos nove Masters 1000 (os torneios mais importantes depois dos quatro Grand Slams) a ter apenas um sorteio masculino.

Estes dois torneios Masters 1000 são também os únicos que se realizam numa única semana, sendo os outros sete (Indian Wells, Miami, Madrid, Roma, Cincinnati, Toronto/Montreal e Xangai) repartidos por uma dúzia de dias.

"Penso que o formato atual funciona extremamente bem", afirmou David Massey este domingo.

"As primeiras rondas são muito competitivas, como vimos este ano", disse, observando que Novak Djokovic (número 5 do mundo) e Alexander Zverev (número 2 do mundo) foram eliminados assim que entraram na competição.

"É um formato que oferece aos espectadores jogos intensos a um nível muito elevado", afirmou satisfeito David Massey, que disse estar a trabalhar no alargamento do local do torneio nos próximos anos para melhorar "a qualidade do acolhimento dos espectadores".