A história do torneio de Monterrey começou em 2009 e Pavlyuchenkova tem sido uma figura determinante na consolidação do torneio no circuito feminino.
Com apenas 18 anos, a russa apareceu pela primeira vez em Monterrey em 2010 e venceu o torneio. Este foi o primeiro dos 12 títulos de singulares que tem na sua carreira.
A russa revalidou o título de Monterrey em 2011 e, após um ano de ausência, voltou a vencê-lo em 2013.

Depois tornou-se a grande favorita do público neste torneio: em 2015, após vencer o seu jogo da segunda jornada, recebeu um pedido de casamento de um admirador que desceu ao court para lhe oferecer um anel de noivado.
Anastasia voltou a conquistar o WTA de Monterrey pela quarta vez em 2017. E, após ausentar-se nas cinco edições anteriores, volta a disputar o torneio aos 34 anos e ocupando o 33.º lugar do ranking mundial.
Um ano difícil
Na reta final da sua carreira, A. Pavlyuchenkova tem tido um 2025 de altos e baixos. No início do ano, superou o vírus Epstein-Barr e, semanas depois, foi-lhe diagnosticada a doença de Lyme – provocada por uma carraça –, que a impediu de participar no Masters 1000 de Indian Wells em março.
Em junho, chegou às meias-finais do torneio de Eastbourne e, em julho, atingiu os quartos de final de Wimbledon após eliminar a japonesa Naomi Osaka.

"Passei por muita coisa este ano. Depois da doença de Lyme, tomei antibióticos durante seis semanas e depois tive um estiramento nos isquiotibiais pouco antes de Madrid. Sempre que tentava regressar, havia sempre qualquer coisa", revelou.
No Monterrey, a russa vai tentar conquistar um novo título, algo que não consegue desde 2018.
Navarro como convidada especial
Ocupando o 11.º lugar do ranking mundial, a norte-americana Emma Navarro foi confirmada apenas na sexta-feira como parte do elenco do WTA 500 de Monterrey, em que será a primeira cabeça de série.
Navarro teve destaques este ano. Venceu o WTA 250 de Mérida (leste do México), chegou aos quartos de final do Open da Austrália e aos oitavos de final em Wimbledon.
Emma, de 24 anos, é uma das três jogadoras do top 20 que estarão no evento regiomontano, juntamente com as russas Ekaterina Alexandrova (16) e Diana Shnaider (20).
A competição contará com as vencedoras das quatro edições anteriores: a canadiana Leyla Fernandez (2021 e 2022), a croata Donna Vekic (2023) e a checa Linda Noskova (2024), além da tetracampeã Pavlyuchenkova.
O WTA 500 de Monterrey é disputado em courts de piso duro do clube Sonoma, e distribui cerca de 8,5 milhões de euros em prémios.
Jogos da primeira ronda
Emma Navarro (EUA/N.1)-Bye
Qualy-Alycia Parks (EUA)
Rebecca Sramkova (SVK)-Victoria Rodríguez (MEX)
Jaqueline Cristian (ROM)-Leylah Fernandez (CAN/N.7)
Diana Shnaider (RUS/N.3)-Bye
Jessica Bouzas (ESP)-Kamilla Rakhimova (RUS)
Maria Sakkari (GRE)-Donna Vekic (CRO)
Anna Blinkova (RUS)-Elise Mertens (BEL/N.5)
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/N.8)-Qualy
Qualy-Elisabetta Cocciaretto (ITA)
Marie Bouzkova (CZE)-Zeynep Sonmez (TUR)
Bye-Beatriz Haddad (BRA/N.4)
Linda Noskova (CZE/N.6)-Qualy
Anna Bondar (HUN)-Tatjana Maria (GER)
Renata Zarazúa (MEX)-Ajla Tomljianovic (AUS)
Bye-Ekaterina Alexandrova (RUS/N.2)