Antes do início do torneio, Iga Swiatek não tinha a certeza se continuaria a ser a número um do ranking WTA após o torneio canadiano. Se ela tivesse desistido na fase inicial e Aryna Sabalenka ganhasse o torneio, poderia ter havido uma mudança.
No entanto, não será esse o caso, uma vez que a polaca cumpriu a principal condição, que era chegar pelo menos aos quartos de final em Montreal. Agora, independentemente do resultado da bielorrussa, Iga permanecerá definitivamente na primeira posição.
Isto significa que ficará sozinha no 10.º lugar da classificação de todos os tempos em termos de número de semanas no primeiro lugar do ranking e "empurrará" Karolina Wozniacki, que está de volta à ação, para o 11º lugar.
A próxima adversária da polaca será Danielle Collins, que está a ter um bom desempenho no Canadá. A americana ocupa atualmente o 48.º lugar do ranking, mas em Montreal já derrotou Elina Svitolina, Maria Sakkari e Leylah Fernandez.
Os quartos de final terão lugar na sexta-feira. Será o terceiro encontro no court central. Antes jogam Lyudmila Samsonova e Aryna Sabalenka. Depois, Jessica Pegula jogará contra Coco Gauff, seguindo-se o confronto de Iga Swiatek contra Danielle Collins.