
Apesar de Pegula ter jogado um ténis brilhante desde o início, também teve uma vantagem, uma vez que Samsonova teve de jogar o encontro cerca de duas horas depois de ter derrotado a terceira cabeça de série, Elena Rybakina, num confronto das meias-finais adiado pela chuva e que deveria ter sido disputado no sábado.
"É duro, é uma porcaria, sinto-me mal por não termos podido jogar num campo mais justo", disse Pegula depois de garantir o seu segundo título WTA 1000.
Pegula, que derrotou a parceira de duplas Coco Gauff e a número um do mundo Iga Swiatek a caminho da final, era claramente a mais descansada das duas jogadoras e não demorou muito para que a infeliz programação mostrasse seu impacto.
A americana mais bem classificada do ranking ganhou uns notáveis 100% dos seus pontos de primeiro serviço, quebrou Samsonova cinco vezes e nunca enfrentou um break point, enquanto fechava a vitória unilateral em 49 minutos. Pegula esteve sempre no controlo da partida, tendo conseguido um duplo break antes de fechar o primeiro set com o seu serviço e não enfrentou qualquer resistência por parte de Samsonova no segundo set.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Ela estava bem ciente da vantagem que levava para o jogo e fez questão de dar crédito à russa 15.ª cabeça de série, cujo caminho para a final também incluiu uma vitória sobre a atual campeã do Open da Austrália e número dois mundial Aryna Sabalenka.
"Ela teve duas vitórias incríveis contra duas raparigas que são das melhores jogadoras do mundo, das cinco melhores neste momento e que ganharam Grand Slams", disse Pegula: "Para mim, ela devia ser uma jogadora do top10, espero que chegue lá e tem tido óptimos resultados. Por isso, parabéns a ela e sinto-me mal por não ter sido da forma que deveria ter sido, mas acho que é assim que as coisas são por vezes."
A número três do mundo disse que estava com fome de mais sucesso depois de terminar uma semana estelar com o seu primeiro título da época.
"Vencer Coco e Iga foram duas vitórias difíceis consecutivas e poder fazer isso e depois sair e jogar uma partida realmente limpa foi ótimo", disse Pegula aos jornalistas: "Senti que não tinha muita pressão em nenhum momento ou que não estava muito preocupada. Estamos na digressão para ganhar torneios e títulos todas as semanas, mas o ténis pode ser muito duro e, por vezes, perde-se muito. Mesmo quando ganhamos muitos jogos, continuamos a não ganhar torneios, por isso pode ser difícil. Ganhar uma semana como esta faz com que tudo valha a pena e dá-nos vontade de continuar a tentar mais. Vou voltar ao mesmo em Cincinnati".