Recorde as incidências da partida
As duas tenistas não podiam ter entrado no jogo com um estado de espírito mais diferente. Enquanto Bouzkova entrou no jogo como uma nova vencedora do Livesport Prague Open, Uchijimaova felicitou sempre as suas adversárias pelas suas vitórias nos últimos sete jogos. Além disso, não ganhou um único set nesses encontros.
Mesmo o início do segundo encontro entre as duas jogadoras mostrou claramente a forma em que ambas se encontram. Uchijimaova defendeu o primeiro ponto de break no seu serviço inicial, mas no jogo de serviço seguinte não conseguiu evitar perder o seu próprio serviço e estava a perder por 1-3.
Quando a jogadora de Kuala Lumpur não conseguiu segurar o seu serviço seguinte, o destino do primeiro set ficou claro. Bouzkova teve de se defender de três ameaças de perder o seu serviço no oitavo jogo, mas isso foi apenas uma pequena complicação no caminho para o primeiro set. A tenista checa venceu-o em 45 minutos por 6:2 e passou a ter uma vantagem de 1:0 no set.
O segundo ato trouxe um espetáculo muito mais dramático e, acima de tudo, um ténis muito nervoso de ambas as partes. Nos oito primeiros jogos, cada jogadora só segurou o seu serviço uma vez. Bouzkova chegou a uma situação crítica aos 4:5 para as japonesas, quando teve de rejeitar dois set points no seu serviço.
Conseguiu fazê-lo e o segundo set teve de ser decidido num jogo mais curto. A tenista checa foi mais bem sucedida, vencendo-o por 7:4 e, após uma hora e 50 minutos, pôde passar à segunda ronda.
O fator chave foi a utilização das oportunidades de break point. Bouzkova converteu cinco de sete oportunidades, a sua adversária apenas três de onze.