Reveja aqui as principais incidências da partida
Osaka, ex-número um mundial, derrotou a ucraniana Elina Svitolina por duplo 6-2 e garantiu o apuramento para as suas primeiras meias-finais desta categoria desde que regressou aos courts em janeiro de 2024 após a maternidade.
Tauson, por sua vez, venceu a norte-americana Madison Keys, sexta cabeça de série, por 6-1 e 6-4.
A outra meia-final deste torneio, que se realiza em Montreal, será disputada pela cazaque Elena Rybakina e pela joia local Victoria Mboko, de 18 anos.
Além da ascensão de Mboko, outra grande sensação do certame tem sido o momento de forma de Naomi Osaka, que vinha acumulando frustrações desde que retomou a raquete. A japonesa, vencedora de quatro títulos de Grand Slam, acaba de se colocar sob as ordens do polaco Tomasz Wiktorowski, ex-treinador de Iga Swiatek, após encerrar a sua etapa com o francês Patrick Mouratoglou.
Os trabalhos conjuntos estão a começar a dar frutos em Montreal, onde Osaka só cedeu um set em cinco partidas. Nesta terça-feira, precisou de apenas 69 minutos para superar Svitolina, décima cabeça de série.
Osaka, que chegou a Montreal como número 49 da WTA, já tem garantido estar entre as cabeças de série no US Open, que começa a 24 de agosto em Nova Iorque.
"Esse era um objetivo muito bom para mim. Estou realmente entusiasmada", disse Osaka sobre o seu estatuto para o último Grand Slam do ano: "Estou a divertir-me muito a jogar. Estou feliz por estar aqui."
A japonesa continua a tentar ampliar o seu palmarés desde que voltou aos courts. Na sua última final, disputada em janeiro em Auckland, teve de se retirar precisamente frente à sua próxima adversária, Tauson.
"Ela é realmente dura", disse Osaka sobre a tenista dinamarquesa: "Em Auckland tive de parar a meio do encontro porque estava lesionada. Por isso, agora estou muito entusiasmada por estar saudável."
Emotiva vitória de Tauson
No outro duelo de terça-feira, Tauson bateu Madison Keys numa vitória surpreendente que dedicou, entre lágrimas, ao seu avô recentemente falecido. Tauson, que eliminou Swiatek nos oitavos de final, venceu a campeã do Open da Austrália por 6-1 e 6-4.
"Ainda estou em choque. Há dois dias, infelizmente, o meu avô faleceu. Hoje queria mesmo ganhar por ele",revelou uma emocionada Tauson.
"Disseram-me ontem, um dia depois de vencer a Iga. Quis voltar aqui e mostrar o meu melhor ténis para ele. Espero que ele esteja a ver-me", disse a tenista, 19.ª do ranking mundial.
Figura em ascensão no circuito feminino, Tauson vai disputar as suas segundas meias-finais de nível WTA 1000, depois das de fevereiro no Dubai, em que perdeu na final para a russa Mirra Andreeva.