Mais

Ténis: Osaka derrota Ostapenko e avança para a quarta ronda do WTA do Canadá

Osaka em ação em Toronto
Osaka em ação em TorontoMinas Panagiotakis / Getty Images via AFP

Naomi Osaka, quatro vezes campeã do Grand Slam, avançou para a quarta jornada do WTA Canadian Open, ao dominar a letã Jelena Ostapenko, 22.ª cabeça de série, por 6-2, 6-4.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A estrela japonesa de 27 anos, duas vezes vencedora dos Opens dos EUA e da Austrália, vai defrontar ou a bicampeã em título Jessica Pegula, a terceira cabeça de série dos EUA, ou a letã Anastasija Sevastova na quarta jornada em Montreal. Osaka está a um jogo de alcançar o seu primeiro quarto de final num Grand Slam ou num evento WTA 1000 desde que regressou da licença de maternidade no início de 2024.

A número 49 do mundo, Osaka, quebrou com uma dupla falta para conquistar o primeiro set em 30 minutos. No segundo set, Ostapenko falhou um forehand e deu a Osaka uma quebra para uma vantagem de 3-1, mas recuperou e quebrou de volta no jogo seguinte com um winner de forehand cruzado.

Osaka quebrou novamente para uma vantagem de 4-2 quando Ostapenko falhou um forehand e Osaka serviu para o jogo, liderando por 5-3, mas Ostapenko salvou um match point com um winner de forehand cruzado e quebrou quando Osaka enviou um forehand para além da linha de fundo.

A estrela japonesa respondeu quebrando Ostapenko a zero no último jogo, com a letã a falhar um backhand para concluir a partida após 72 minutos. Osaka melhorou para 3-0 no confronto direto contra a letã, tendo também vencido no Open de França de 2016 e no Open dos Estados Unidos do ano passado na primeira jornada sem perder um set.

A dinamarquesa Clara Tauson, 16.ª cabeça de série, também avançou, ao derrotar a ucraniana Yuliia Starodubtseva por 6-3, 6-0.

Os jogos seguintes incluem a segunda cabeça de série polaca Iga Swiatek contra a alemã Eva Lys, com a vencedora a avançar para enfrentar Tauson. A britânica Emma Raducanu, vencedora do Open dos Estados Unidos de 2021, defronta a norte-americana Amanda Anisimova, quinta cabeça de série.