Recorde as incidências da partida
Tauson venceu Swiatek por 7-6(1) e 6-3, em quase duas horas de partida.
Esta foi a 1.ª vitória da dinamarquesa em 4 duelos contra a polaca. No mês passado, Swiatek passou por Tauson com tranquilidade na sua campanha para o título de Wimbledon.
Clara Tauson, de 22 anos, usou a sua criatividade e poder de fogo para frustrar a ex-número 1 do mundo, mantendo a calma quando sofreu um break no segundo set.
"As condições aqui são difíceis com o vento, mas dei o meu melhor para manter a cabeça fria e continuar a trabalhar", disse a 19.ª do ranking mundial após o jogo. "Apesar de ter sido quebrada no segundo set, eu estava a sentir-me confiante e estou muito feliz com a vitória".
Nos quartas de final em Montreal, Tauson enfrentará Madison Keys que no domingo salvou dois match points para superar a checa Karolina Muchova por 4-6, 6-3 e 7-5.
Tauson e Keys enfrentaram-se apenas uma vez, em Auckland, no início deste ano. A dinamarquesa levou a melhor em sets diretos.
Clara Tauson procura o seu 1.º título de nível WTA 1000 na carreira. O seu único troféu no tour foi na Nova Zelândia em janeiro.