Dedura-Palomero ia desistir do Open de Munique depois de ter caído na segunda ronda da qualificação no fim de semana, mas a desistência tardia de Monfils significou que o jovem de 17 anos tomou o lugar do francês como lucky loser.
Na terça-feira, uma hora após o início do seu jogo de abertura contra Denis Shapovalov, Dedura-Palomero festejava depois de o seu adversário canadiano se ter retirado lesionado quando estava a perder por 7-6(2), 3-0.
"Tenho lutado todos estes anos e acabei de conseguir o wildcard para me qualificar", disse Dedura-Palomero, que é o primeiro jogador nascido em 2008 a vencer um jogo do sorteio principal.
"Ganhei contra Mackenzie McDonald e perdi contra Alexander Bublik. Tive azar porque houve três perdedores sortudos que entraram e eu fui o quarto. Estive todo o dia à espera na segunda-feira e depois o Monfils desistiu. Ele abraçou-me e foi muito simpático. Entrei e disse a mim próprio para me divertir, ir com o público e dar o meu melhor."
Dedura-Palomero, nascido em Berlim, filho de pai chileno e mãe lituana que também o treina, disse que ganhou confiança com o decorrer do jogo.
"A gente fica a dar voltas e voltas na cabeça, e se ganhar? Por isso, estive sempre concentrado e tentei manter o serviço no primeiro set", afirmou: "No tie-break a coisa apertou.... Tentei colocar a bola no sítio certo, movê-lo e lutar por cada ponto. No final, fiquei super feliz".
Dedura-Palomero vai enfrentar o Zizou Bergs na próxima ronda.