Ténis: Diego Dedura sem hipóteses nos oitavos de final em Munique

Diego Dedura não teve um bom dia em Munique
Diego Dedura não teve um bom dia em Munique ČTK / imago sportfotodienst / Mladen Lackovic

Enquanto Diego Dedura-Palomero festejou a sua primeira vitória no ATP Tour, Diego Dedura, a esperança do ténis alemão, sofreu a sua primeira derrota. O jovem berlinense de 17 anos perdeu por 1:6, 1:6 para o belga Zizou Bergs nos oitavos de final do torneio de Munique, apesar de ter lutado muito - mas mesmo assim foi entusiasticamente aplaudido pelo público no final da sua maravilhosa jornada no BMW Open. Assim, dos seis alemães iniciais, apenas Alexander Zverev permanece no torneio: o cabeça de série de Hamburgo vai defrontar Tallon Griekspoor, dos Países Baixos, nos quartos de final, na sexta-feira.

Ao contrário do jogo de abertura, Dedura não teve qualquer hipótese durante longos períodos. O ex-número 549 do mundo, que entrou no sorteio principal como lucky loser, deu uma luta corajosa, mas foi muitas vezes dominado pelo ritmo elevado e pelos golpes poderosos do 50.º classificado no ranking ATP. Se tivesse vencido, Dedura teria sido o mais jovem a chegar aos quartos de final de um torneio de categoria 500 até à data, mas o jogo terminou ao fim de 68 minutos no Centre Court lotado.

Recorde as incidências da partida

Maior prémio monetário da carreira

Por uma questão de simplicidade, Dedura, que tinha derrotado Mackenzie McDonald dos EUA, o 100.º jogador do mundo, na primeira ronda da fase de qualificação, decidiu abandonar o apelido do seu pai e treinador chileno Cesar após a sua vitória inicial no sorteio principal. Dedura é a forma masculina do apelido da sua mãe lituana, Ruta Deduraite, que, tal como o marido, também jogava ténis.

Dedura tinha perdido a final da fase de qualificação em Munique, mas conseguiu entrar no sorteio principal depois de o francês Gael Monfils se ter retirado em cima da hora devido a lesão. Aí, ganhou o seu jogo de abertura contra o canadiano Denis Shapovalov, que teve de se retirar aos 7:6 (7:3), 3:0 a favor do forte jovem. Como resultado, Dedura passará do 549.º lugar do ranking mundial para o top 400 na próxima semana.

Dedura pode consolar-se com o maior prémio monetário da sua carreira. Recebeu 36.650 euros por ter chegado aos oitavos de final em Munique, quase o dobro do que o jovem tinha ganho até então (20.907 dólares, equivalentes a 18.400 euros).