Aos 38 anos, Gaël Monfils deveria defrontar o canadiano Denis Shapovalov na primeira ronda do torneio de Munique, na terça-feira, que passou a ATP 500 esta época e foi substituído pelo alemão Diego Dedura-Palomero, de 17 anos e 549.º do mundo.
Embora o francês ainda não tenha anunciado o motivo da sua desistência nas suas redes sociais, os organizadores mencionaram uma lesão no pé ao início da noite.
Outros dois franceses estão inscritos esta semana no norte da capital bávara: Ugo Humbert (número 21 do mundo e cabeça de série número 4), que joga contra o chileno Nicolas Jarry (58.º) na terça-feira, e Alexandre Müller (40.º), que perdeu para o número 3 do mundo Alexander Zverev, da Alemanha (6-4, 6-1), na primeira ronda, na segunda-feira.
Monfils chegou aos oitavos de final do Masters 1000 de Miami , em piso duro, no início da época, e na semana passada parou na 2.ª ronda do primeiro Masters 1000 do ano em terra batida, perdendo em dois sets por 6-4, 7-6 (2) para o russo Andrey Rublev, 9.º do mundo e vencedor na terra batida monegasca em 2023.