Mais

Zverev celebra aniversário com vitória sobre Shelton e conquista título de Munique (2-0)

Zverev segura o troféu ao lado do vice-campeão Shelton
Zverev segura o troféu ao lado do vice-campeão Shelton Reuters / Michaela Stache
O alemão Alexander Zverev, número três mundial, celebrou o seu 28.º aniversário em grande estilo este domingo, conquistando o título do ATP de Munique com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre o americano Ben Shelton.

Recorde aqui as incidências do encontro

Zverev, que disputou a sua primeira final desde que perdeu para Jannik Sinner na decisão do título do Open da Austrália em janeiro, não teve grandes dificuldades em lidar com Shelton, 15.º do ranking mundial.

Para Zverev, foi a terceira vez que ganhou em Munique - igualando o recorde do compatriota Philipp Kohlschreiber- e o seu 24.º título ATP no total.

Ao contrário da vitória nos quartos de final contra o neerlandês Tallon Griekspoor, em que Zverev teve de recuperar de um set de desvantagem para vencer, o alemão esteve no controlo desde o início contra o americano de 22 anos, segundo cabeça de série.

Zverev forçou Shelton a cometer vários erros, antes de converter o seu primeiro match point após apenas 71 minutos.

Este título significa que Carlos Alcaraz precisa de vencer em Barcelona, no sábado, para continuar a ser o número dois mundial. A vitória de Zverev no domingo representa um regresso à boa forma, depois de perder para Sinner em Melbourne, momento a partir do qual não conseguiu passar dos quartos de final em seis torneios consecutivos, antes de chegar a Munique.

O alemão, que se sente mais confortável na terra batida, disse várias vezes que não estava preocupado com a sua forma e que estava concentrado no Open de França, que começa no final de maio.

Os vencedores do torneio embolsam quase meio milhão de euros, além de um carro de luxo dos patrocinadores e um par de lederhosen, as tradicionais calças de couro da Baviera.