Mais

Ténis: João Fonseca quer ser o número um do mundo depois de vencer o Next Gen Finals

Fonseca em ação durante a partida final contra Learner Tien
Fonseca em ação durante a partida final contra Learner TienStringer / Reuters
O brasileiro João Fonseca disse que o seu triunfo no ATP Next Gen Finals em Jeddah, no domingo, o deixou a sonhar em imitar Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, tornando-se o número um do mundo.

O jovem de 18 anos do Rio de Janeiro iluminou o torneio para jogadores com 20 anos ou menos, derrotando o americano Learner Tien no confronto pelo título e ganhando mais de 480 mil euros em prémios monetários por ter permanecido invicto durante todo o torneio.

O título encerrou uma campanha espetacular para Fonseca, que subiu para o número 145 do ranking mundial depois de ter começado a época fora dos 700 primeiros.

"É incrível como melhorei física e mentalmente. Tenho sido muito forte mentalmente, ganhando jogos contra jogadores do top 50 e do top 20", disse Fonseca.

"Estou orgulhoso de mim próprio, mas é claro que quero mais. O meu sonho é chegar a número um".

Os ex-campeões da Next Gen, Sinner e Alcaraz, conseguiram alcançar esse feito.

Sinner é o atual número um do mundo, enquanto Alcaraz atingiu o topo do ténis masculino pela primeira vez em 2022, com 19 anos, tendo ambos os jogadores tido sucesso no palco do Grand Slam.

"É uma boa pressão", disse o brasileiro sobre o desafio que tem pela frente.

"Ganhar o Next Gen mostra que estou no caminho certo. Espero poder fazer o mesmo ou até melhor do que eles fizeram, estão a fazer e vão fazer. Estou ansioso por jogar com eles. Espero poder competir em grandes jogos nos Grand Slams. É para lá que quero ir".