Reveja aqui as principais incidências da partida
O norte-americano, que este ano disputou a sua primeira final em Pequim e conquistou o seu primeiro título em Metz, é uma das grandes revelações do circuito nesta temporada, que começou na 120.ª posição. No historial das Next Gen Finals, sucede ao brasileiro João Fonseca, que o tinha vencido na final de 2024.
O norte-americano pôs fim ao percurso imaculado de Blockx, que tinha triunfado nos seus quatro encontros até à final, enquanto Tien perdera um deles.
Neste torneio, que serve de laboratório para testar novas regras – sets disputados à melhor de quatro jogos, com tie-break a 3-3, redução do tempo de recuperação entre o 1.º e o 2.º serviço e entre pontos –, o jovem belga, cheio de confiança, obrigou Tien ao jogo decisivo na primeira partida.
O norte-americano, orientado por Michael Chang, antigo número 2 mundial, acabou por conquistar esse set e depois disparou para a vitória.
Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, atuais números 1 e 2 mundiais, figuram, juntamente com Stefanos Tsitsipas, no palmarés deste torneio criado em 2017, para o qual o checo Jakub Mensik (19.º), outro dos grandes favoritos este ano, desistiu por "razões médicas".

