Reveja aqui as principais incidências da partida
Pelo segundo ano consecutivo, Luca Van Assche chegou às meias-finais do ATP Next Gen Finals. No ano passado, foi eliminado por Arthur Fils nesta fase, o prelúdio de uma temporada complicada em 2024. Mas o antigo vencedor do Open de França em juniores esteve sempre à vontade dentro de portas, exceto que não era o favorito contra João Fonseca.
E ficou claro porquê no primeiro set. O brasileiro pressionou ao máximo o francês, que não teve uma primeira partida tranquila. O primeiro aguentou, o segundo quebrou e o primeiro set caiu para Fonseca. A história foi a mesma no segundo, com Fonseca a perder o seu primeiro jogo a 2-2, com o bónus de um tempo médico no processo. Mas não foi suficiente para inverter a tendência, pois o brasileiro fechou o segundo set e viu-se perto da vitória.
E quando quebrou logo no início do terceiro set, não havia muitas ilusões sobre o cenário final. Luca Van Assche fez um magnífico último esforço, salvou quatro break points seguidos, mas teve de ceder por 4-2, 4-2, 4-1. Um resultado lógico, João Fonseca foi demasiado forte, mas desta vez o francês pode ter lançado as bases para um início de época de sucesso, ao contrário do anterior.