Mais

Ténis: Menšík está confiante antes do Torneio dos Campeões Sub-20

Jakub Menšík está confiante antes do Next Gen ATP Finals.
Jakub Menšík está confiante antes do Next Gen ATP Finals.ČTK / imago sportfotodienst / Federico Pestellini
O tenista Jakub Mensik (19) foi para o torneio Next Gen com as maiores ambições. O novo vencedor do prémio ATP Rookie of the Year disse aos jornalistas que quer ganhar o título no prestigiado evento para jogadores com 20 anos ou menos. Descreveu esta época, em que passou do 167.º para o 48.º lugar da classificação mundial, como um avanço e acredita que vai entrar no top 30 no próximo ano.

"As minhas ambições são definitivamente as mais elevadas. Vou lá para ganhar e não tenho medo de o dizer", disse Mensik. "Foi uma época muito boa. Os jogadores que lá chegaram são sub-21 de topo que também tiveram uma época de sucesso. É ótimo estar lá para comparar os pontos fortes com eles. Eu estava em grande forma no final do ano. Treinei bem e sinto-me bem fisicamente e no jogo. As minhas ambições são as mais altas", acrescentou.

Mensik, de 19 anos, chegou à final de um torneio ATP pela primeira vez em Doha, em fevereiro. Também melhorou os seus melhores resultados em Grand Slams. No torneio Next Gen, que se realizará de 18 a 22 de dezembro em Jeddah, na Arábia Saudita, enfrentará o n.º 20 do mundo Arthur Fils de França, o americano Learner Tien e o brasileiro João Fonseca no Grupo Azul. Os dois primeiros avançarão para as semifinais.

"Definitivamente, diria que esta época tem sido óptima. Foi acima das expectativas. Tinha objectivos no início do ano, mas já os tinha cumprido em março e tive de os alterar um pouco. Este torneio é uma recompensa para mim. Penso nele como uma entrada numa nova época, mas é como um encerramento desta época de sucesso. Vou dar o meu melhor para obter o melhor resultado", disse Menšík.

O natural de Prostejov, para além da sua participação na final em Doha, também apreciou os quartos de final do torneio em Xangai. Aí enfrentou o seu modelo e vencedor de um recorde de 24 títulos do Grand Slam, o sérvio Novak Djokovic. Enfrentou-o durante mais de duas horas antes de perder por 7-6, 1-6 e 4-6.

"Emocionalmente, o jogo com Novak foi sem dúvida o mais emocionante. Foi graças a ele que comecei a jogar ténis e, quando era miúdo, costumava vê-lo na televisão", recorda Menšík: "Quando comecei a jogar ténis, ele já tinha dez Grand Slams. Nem me passava pela cabeça que alguma vez o pudesse defrontar, ou mesmo envergonhá-lo daquela maneira. Quando estava no campo com ele, as emoções estavam a rebentar dentro de mim".

O confidente do treinador Tomáš Josefus disputou o seu último jogo no final de outubro, quando não conseguiu qualificar-se para o torneio de Paris, após um calendário difícil. Depois disso, dedicou-se à recuperação e ao descanso. "Mesmo que seja necessário andar à volta dos torneios, é necessário tirar três ou quatro dias de férias duas vezes durante a época. Isso ajuda-me sempre. Agora foram três semanas em que estive de folga. Fiz algum condicionamento, mas não toquei na raquete. Quando voltei a jogar, o meu braço estava com comichão. O tempo de descanso foi suficiente", disse ele.

Depois do torneio Next Gen, Mensik vai começar a preparar-se para o novo ano civil. "Quero jogar o próximo ano de ténis com boa saúde. Este ano tive de falhar vários torneios devido a lesões. E também gostaria de voltar a subir na classificação. O melhor seria entrar no top 30 mundial", acrescentou Mensik.