Ténis: Stricker obtém a vitória mais rápida (3-0), Fils vence pela segunda vez (3-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ténis: Stricker obtém a vitória mais rápida (3-0), Fils vence pela segunda vez (3-0)
Dominic Stricker venceu em apenas 54 minutos de jogo.
Dominic Stricker venceu em apenas 54 minutos de jogo.
AFP
O tenista suíço Dominic Stricker (21 anos) fez história no Next Gen ATP Finals com a sua vitória mais rápida um dia depois de ter falhado a entrada no torneio. Em 54 minutos de jogo, Stricker superou o italiano Luca Nardi (20 anos) e manteve-se na luta para passar à fase de grupos. Arthur Fils (19 anos), o francês mais bem classificado, também fez a sua segunda aparição, mas ainda não garantiu um lugar nas meias-finais do Torneio dos Campeões Sub-21.

Stricker 3-0 Nardi

Stricker ficou invicto na fase de grupos do Next Gen ATP Finals em Milão no ano passado e não conseguiu chegar às meias-finais contra Jiri Lehecka. Este ano, em Jeddah, é o único a fazer a sua segunda estreia, mas na terça-feira não conseguiu capitalizar a sua experiência na estreia e sofreu uma derrota inesperada frente a Flavio Cobolli.

Ele já enfrentou o segundo italiano no Grupo Verde e de forma bastante clara. Nardi foi derrotado por 4:1, 4:1 e 4:2 em apenas 54 minutos de jogo sem perder o seu serviço e registou a vitória mais rápida nos seis anos de história da competição. Para isso contribuíram as regras inovadoras da Arábia Saudita, que dão aos tenistas menos tempo entre o primeiro e o segundo serviço ou após um ás, uma dupla falta e um ponto direto fora do serviço.

Relatório do encontro Dominic Stricker - Luca Nardi
Livesport

"Tivemos uma longa discussão ontem à noite sobre como jogar hoje. Penso que me ajudou muito, porque não dei o meu melhor. A forma como joguei hoje, acho que ninguém estava à espera. Estou feliz por ter jogado bem. Agora vou dar o meu melhor para me preparar para o terceiro jogo do grupo", disse Stricker.

O suíço de 21 anos, que eliminou Stefanos Tsitsipas no US Open este verão e passou da qualificação para os oitavos de final, manteve vivas as suas esperanças de repetir o resultado do ano passado com a vitória.

Fils 3-0 Cobolli

O último adversário de Stricker no grupo será o primeiro classificado Fils, que derrotou em dois tie-breaks este verão no saibro em Gstaad. O francês de 19 anos também venceu pela segunda vez em Jeddah, mas ainda não é certo que chegue às meias-finais.

Depois de uma batalha de cinco sets com Nardi na terça-feira, não deu qualquer hipótese a Cobolli na quarta-feira, a quem derrotou por 4-1, 4-2 e 4-2 no primeiro encontro. Não teve de se lamentar por uma única perda de serviço no início do terceiro set.

Arthur Fils - Flavio Cobolli
Livesport

"Hoje joguei bem. Servi muito bem e movimentei-me bem no campo, por isso tenho de estar satisfeito. Amanhã tenho um jogo contra um adversário difícil que já me derrotou este ano. Por isso, vamos ver o que consigo fazer", disse o 36.º classificado do mundo, Fils, que é o único dos oito participantes a ter ganho um título ATP (Lyon 2023).

Michelsen 1-3 Shelbayh

Uma vitória surpreendente e o primeiro ponto no Grupo Vermelho foi marcado pelo wildcard Abedallah Shelbayh. O tenista canhoto da Jordânia, que treina na Academia Rafael Nadal em Maiorca e celebrou recentemente o seu primeiro triunfo num Challenger, derrotou o americano Alex Michelsen por 4-2, 1-4, 4-0, após uma excelente prestação.

"Tive um grande ano, mesmo que por vezes tenha tido altos e baixos. Joguei alguns bons torneios. É uma grande oportunidade para mim jogar aqui e um ótimo final de época", elogiou Shelbayh, n.º 185 do mundo.

Alex Michelsen - Abdullah Shelbayh
Livesport

Cinco campeões diferentes

O Next Gen ATP Finals realiza-se desde 2017 e, até à data, o Torneio dos Campeões de Sub-21 foi dominado pelo coreano Hyeon Chung, pelo grego Tsitsipas, pelo italiano Jannik Sinner, pelo espanhol Carlos Alcaraz e, no ano passado, pelo norte-americano Brandon Nakashima, que triunfou em Milão.

A competição é disputada com regras não tradicionais e contagem Fast 4 (sets acelerados a quatro jogos vencedores sem vantagens). Esta é a primeira vez que o evento ATP se realiza em solo saudita.

Resultados do Next Gen ATP Finals em Jeddah