Ténis: Tudo o que precisa de saber sobre as Next Gen Finals

Justin Engel participa como o primeiro alemão nas Next Gen Finals
Justin Engel participa como o primeiro alemão nas Next Gen FinalsMasatoshi Okauchi / Shutterstock Editorial / Profimedia

Todas as informações sobre o torneio que reúne os maiores talentos jovens do ténis em Jeddah, na Arábia Saudita.

Quando e onde se disputam as ATP Next Gen Finals 2025?

As Next Gen Finals realizam-se, tal como nas duas edições anteriores, no King Abdullah Sports City Stadium, em Jeddah, na Arábia Saudita.

De 17 a 21 de dezembro, os oito melhores jovens jogadores de ténis vão disputar o título.

O formato

As Next Gen ATP Finals arrancam, à semelhança das ATP Finals masculinas, com uma fase de grupos: oito jogadores são divididos em dois grupos de quatro.

O jogador com o estatuto de cabeça de série número um integra o Grupo A, enquanto o segundo cabeça de série fica no Grupo B. Cada jogador defronta os outros três do seu grupo. O vencedor de cada grupo encontra o segundo classificado do grupo oposto nas meias-finais.

A classificação da fase de grupos é determinada pela seguinte ordem de critérios: número de vitórias, número de encontros disputados, confronto direto em caso de empate entre dois jogadores, maior percentagem de sets ganhos (seguido da maior percentagem de jogos ganhos/melhor posição no PIF ATP Ranking) em caso de empate a três ou quatro.

Regras inovadoras

O torneio tem servido nos últimos anos como um "laboratório" para a ATP testar novas regras, com o objetivo de tornar o formato mais dinâmico e rápido.

Todos os encontros individuais são disputados à melhor de cinco sets, mas para vencer um set basta conquistar quatro jogos, em vez dos habituais seis do circuito profissional. Se ambos os jogadores chegarem aos três jogos num set, joga-se um tiebreak normal até sete pontos. Não existe vantagem tradicional: em 40-40, o ponto seguinte decide o vencedor do jogo. O servidor pode escolher de que lado serve.

Há também alterações significativas nas regras temporais. O intervalo entre sets é reduzido de 120 para 90 segundos. Entre o primeiro e o segundo serviço, o jogador dispõe apenas de oito segundos. Se uma troca de bolas tiver apenas dois pontos, o tempo entre pontos baixa de 25 para 15 segundos. O primeiro intervalo de lados após o primeiro jogo do set é eliminado e os adeptos podem circular livremente pelo estádio durante os três primeiros jogos de cada set.

Participantes, favoritos e grupos das Next Gen Finals

Os jogadores apurados são definidos pelo PIF ATP Live Race To Jeddah: os oito melhores classificados neste ranking, com 20 anos ou menos, garantem a qualificação.

Justin Engel, com 18 anos, é o mais novo dos oito participantes. O alemão beneficiou da desistência de última hora de Jakub Mensik. O número 187 do mundo é o primeiro alemão a marcar presença nas Next Gen Finals.

Learner Tien, número 28 do ranking mundial, é o jogador mais bem classificado do torneio e parte como grande favorito. Outro nome que pode soar familiar é o de Dino Prizmic, que conseguiu vencer um set a Novak Djokovic no Open da Austrália 2024 e chegou aos quartos de final do ATP 250 de Umago este ano. Os jogadores foram sorteados para os seguintes grupos:

Grupo Azul

Learner Tien (EUA/20 anos/Número 28 do ranking mundial)

Martin Landaluce (Espanha/19/134)

Rafael Jodar (Espanha/19/168)

Nikolai Budkov Kjaer (Noruega/19/136)

Grupo Vermelho

Alexander Blockx (Bélgica/20/116)

Dino Prizmic (Croácia/20/128)

Nishesh Basavareddy (EUA/20/167)

Justin Engel (Nuremberga/18/187)

Calendário

A fase de grupos decorre de 17 a 19 de dezembro. As meias-finais estão marcadas para 20 de dezembro. O encontro decisivo, a final, disputa-se a 21 de dezembro.

Quarta-feira, 17 de dezembro

Dino Prizmic - Nishesh Basavareddy

Alexander Blockx - Justin Engel

Learner Tien - Rafael Jodar

Martin Landaluce - Nicolai Budkov Kjaer

Quinta-feira, 18 de dezembro / Sexta-feira, 19 de dezembro

Dino Prizmic - Justin Engel

Nishesh Basavareddy - Justin Engel

Alexander Blockx - Dino Prizmic

Alexander Blockx - Nishesh Basavareddy

Martin Landaluce - Rafael Jodar

Nikolai Budkov Kjaer - Rafael Jodar

Learner Tien - Nicolai Budkov Kjaer

Learner Tien - Martin Landaluce

Sábado, 20 de dezembro

Meia-final 1

Não antes das 19:00: Meia-final 2

Domingo, 21 de dezembro

Não antes das 18:00: Final

Qual é o valor do prémio monetário?

Os oito participantes vão disputar prémios verdadeiramente elevados: o total de prémios monetários das ATP Next Gen Finals é de 2.101.250 dólares (cerca de 1.787.514 euros). O valor individual depende do número de vitórias alcançadas. O máximo que um vencedor pode arrecadar é 539.750 dólares (459.161 euros), caso vença todos os seus encontros.

O campeão da final recebe 157.250 dólares (133.771 euros), cada vitória na fase de grupos vale 37.500 dólares (31.901 euros) e só a presença no torneio é recompensada com 154.000 dólares (131.006 euros).

Vencedores anteriores das Next Gen Finals

A final das Next Gen, disputada desde 2017, é considerada um torneio de enorme prestígio no circuito ATP. Não é por acaso que, no passado, a atual número um e dois do mundo, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, já conquistaram o troféu.

Outros vencedores de destaque são Stefanos Tsitsipas e João Fonseca, que no ano passado ergueu o troféu após vencer Tien em quatro sets.

Todos os vencedores

2017: Chung Hyeon

2018: Stefanos Tsitsipas

2019: Jannik Sinner

2020: Não se realizou devido à pandemia de COVID-19

2021: Carlos Alcaraz

2022: Brandon Nakashima

2023: Hamad Medjedovic

2024: João Fonseca