Mais

Mensik não foi submetido a "nenhum teste de doping" contra Fils, garante a ATP

Jakub Mensik, tenista checo
Jakub Mensik, tenista checoFRANCOIS NEL/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O checo Jakub Mensik (48.º do ranking mundial), cuja ausência prolongada foi uma surpresa durante o seu jogo contra Arthur Fils (20.º), na quinta-feira, no ATP NextGen Finals, em Jeddah, não foi submetido a "nenhum teste antidoping", assegurou a organização do torneio esta sexta-feira.

Depois de ter acabado de perder o segundo set do seu jogo da fase de grupos contra o francês, Mensik fez uma pausa para ir à casa de banho.

A pausa durou mais tempo do que o habitual e, nas imagens transmitidas pela Eurosport, o jogador checo pode ser visto a queixar-se, no regresso, de ter sido abordado por controladores de doping, que alegadamente lhe pediram para se submeter imediatamente a um teste.

"Como é possível que estejam a falar comigo a meio de um jogo", queixou-se, apesar de os testes serem normalmente realizados antes ou depois dos jogos.

"Tem razão, isso não deveria acontecer", respondeu o árbitro Nacho Forcadell, que pediu que o erro não fosse cometido novamente antes de o jogo recomeçar, e Son ganhou o terceiro set e a partida.

Apesar de Mensik ter sido abordado pelos árbitros durante o jogo, "não foi realizado qualquer teste de doping" ao jogador checo porque o jogo ainda não tinha terminado, certificou a ATP esta sexta-feira, contactada pela AFP.

O organismo não especificou se Mensik tinha sido submetido a um teste antidoping após o jogo.

O aparecimento de controladores de doping durante o intervalo do checo parece, portanto, ter sido um simples erro.

Criado em 2017, o ATP NextGen Finals reúne os oito melhores jogadores com menos de 21 anos da época anterior e realiza-se desde 2023 em Jeddah, na Arábia Saudita.