Regressado da Austrália, onde esteve a disputar a fase de qualificação do primeiro major da temporada, o tenista natural do Porto, número três nacional e 174 do mundo, superou na eliminatória inaugural o qualifier francês Robin Bertrand (266.º ATP) em três sets, pelos parciais de 1-6, 6-2 e 6-2.
Depois de ter ficado a uma vitória de se estrear no quadro principal do torneio australiano - ao contrário do amigo Jaime Faria, que se qualificou e perdeu hoje com o sérvio Novak Djokovic -, Henrique Rocha, de 20 anos, somou o primeiro triunfo do ano em território nacional ao fim uma hora e 45 minutos, frente ao jovem gaulês de 21 anos.
Qualificado para a fase seguinte do segundo challenger português de 2025, o sexto cabeça de série vai defrontar agora Frederico Silva, compatriota e colega de treino no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, que eliminou na primeira ronda Denis Yevseyev.
Assim como Rocha, o jogador das Caldas da Rainha (309.º ATP) também precisou de três parciais para levar a melhor sobre o cazaque (249.º ATP), com os parciais de 6-4, 2-6 e 6-1, ao cabo de uma hora e 12 minutos.
Frederico Silva e Henrique Rocha juntam-se a Gastão Elias e Pedro Araújo na segunda ronda do Indoor Oeiras Open 2, garantindo assim a presença de um jogador português nos quartos de final no Jamor.
Elias (372.º ATP) joga contra o canadiano Alexis Galarneau (198.º ATP) no court 1, a partir das 12:55 horas, logo seguido do encontro 100% português entre Rocha e Silva. Já Araújo e o suíço Alexander Ritschard, terceiro cabeça de série, encerram a jornada de quinta-feira no mesmo recinto.