Djokovic celebra 37.º aniversário com uma muito necessária vitória (2-0) em Genebra

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Djokovic celebra 37.º aniversário com uma muito necessária vitória (2-0) em Genebra

Djokovic celebra 37º aniversário com uma vitória muito necessária
Djokovic celebra 37º aniversário com uma vitória muito necessáriaAFP
Novak Djokovic celebrou o seu 37.º aniversário est quarta-feira com a 1.100.ª vitória da carreira, enquanto se prepara para a defesa do título do Open de França, avançando para os quartos de final em Genebra.

O número um mundial derrotou o alemão Yannick Hanfmann por 6-3 e 6-3 na segunda ronda no Parc des Eaux-Vives. Djokovic torna-se o terceiro homem, depois de Jimmy Connors e Roger Federer, a atingir a marca das 1.100 vitórias.

Djokovic recebeu um wild card para jogar em Genebra, numa tentativa de salvar uma alarmante queda de forma antes do Open de França da próxima semana, o segundo Grand Slam do ano. O seu registo este ano é agora de 13 vitórias e cinco derrotas, e ainda não chegou a uma final de torneio em 2024.

Depois de derrotar Hanfmann, o público cantou os "Parabéns" a Djokovic enquanto um bolo com velas era levado para o campo. Levantou o bolo e mostrou-o ao público, dando uma dentada antes de oferecer um pouco aos apanha-bolas.

"A chave foi o aniversário. O meu aniversário provavelmente não seria o mesmo se não ganhasse o jogo", disse o sérvio.

"É bom estar aqui pela primeira vez neste torneio e ter a minha família a apoiar-me também. Cresci com a minha tia, o meu tio e os meus dois primos durante a maior parte da minha vida", disse, referindo-se aos seus familiares que agora vivem em Genebra.

"Ultimamente não temos tido oportunidade de nos vermos muito, por isso é muito bom. Estou a passar algum tempo de qualidade no campo, mas também fora dele. Muito obrigado por me cantarem os "Parabéns". Isso tocou-me mesmo, por isso estou muito feliz por ganhar neste dia especial", admitiu.

Ruud nos oitavos de final

Num jogo interrompido pela chuva, Djokovic esteve a perder por 3-0 no segundo set, mas recuperou para fechar o encontro.

Djokovic estava a bater a bola de forma limpa e consistente a partir da linha de fundo. Vai defrontar Denis Shapovalov ou Tallon Griekspor nos quartos de final de quinta-feira.

Enquanto isso, o segundo cabeça de série Casper Ruud, que ganhou o título de Genebra em 2021 e 2022, garantiu uma vaga nos quartos de final com uma vitória por 4-6, 6-2 e 6-2 sobre o qualifier austríaco Sebastian Ofner.

Foi a 3.2ª vitória de Ruud ao nível do circuito da época. Nenhum jogador obteve mais vitórias em 2024. O norueguês, número sete do mundo - que foi derrotado por Djokovic na final do Open de França do ano passado - vai enfrentar o argentino Sebastian Baez, quinto cabeça de série.

Tomas Machac, da República Checa, vai defrontar Alex Michelsen nos oitavos de final, depois de o americano ter eliminado o seu compatriota Taylor Fritz, terceiro cabeça de série, por 6-4, 4-6 e 7-5.

Michelsen, de 19 anos, só conseguiu a sua primeira vitória em courts de terra batida no mês passado.

Nos outros quartos de final de quinta-feira, Alexandr Shevchenko defronta Flavio Cobolli, que eliminou o norte-americano Ben Shelton, quarto cabeça de série.