Sinner chegou às meias-finais sem perder um set, enquanto Djokovic impressionou na sua vitória em quatro sets sobre o vice-campeão do ano passado, Alexander Zverev, nos quartos de final.
Alcaraz fez a sua exibição mais convincente do torneio ao derrotar Tommy Paul na última ronda, enquanto Musetti, em grande forma, está a tentar chegar à sua primeira grande final.
A seguir, a AFP Sport analisa as duas meias-finais do dia:
Jannik Sinner - Novak Djokovic
O primeiro cabeça de série e três vezes vencedor de Grand Slams enfrenta o homem mais bem sucedido de sempre neste desporto, numa rivalidade que liga uma geração à seguinte.
Sinner, de 23 anos, e Djokovic, de 38, dividiram os seus oito encontros, mas o italiano ganhou quatro dos últimos cinco jogos, o que indica a inegável mudança de poder no ténis masculino.
Sinner tem uma série de 19 vitórias consecutivas no Grand Slam, procura o seu terceiro título consecutivo e quer dar mais um passo em Roland Garros do que na meia-final do ano passado, em que perdeu para Alcaraz em cinco sets.
"O Djokovic mostrou nos últimos tempos que está de volta ao seu nível", disse Sinner.
"Vai ser... muito, muito difícil. Ele é um jogador muito experiente, com 24 Grand Slams. Acho que isso diz tudo", acrescentou.
Uma semana antes de Roland Garros, Djokovic não tinha ganho um único jogo em terra batida este ano.
Mas depois de ter conquistado o seu 100.º título ATP em Genebra, e de ter chegado ao Open de França em grande forma, o sérvio de 38 anos não parou de progredir.
O tricampeão de Roland Garros está a duas vitórias de bater o recorde de 25 Majors, ultrapassando Margaret Court, mas está consciente da magnitude da tarefa que tem pela frente.
"Jannik está numa forma tremenda e tem sido o melhor jogador dos últimos anos", disse Djokovic.
"Não há ocasião mais importante para mim.... Só espero ser capaz de manter o ritmo fisicamente", acrescentou.
Lorenzo Musetti - Carlos Alcaraz
Alcaraz retoma a sua crescente rivalidade com Musetti, na esperança de recuperar as vitórias sobre o italiano na final do Masters de Monte Carlo e nas meias-finais do Open de Itália.
Mas Musetti, que também chegou às meias-finais em Madrid, é um dos jogadores em maior forma no circuito ATP e levou essa confiança para Roland Garros.
"Ele está a jogar muito bem", disse Alcaraz sobre o seu adversário das meias-finais.
"Vai ser uma boa batalha, um bom jogo, acho que ambos estamos a jogar um grande ténis... vai ser ótimo para o público assistir também", admitiu.
O espanhol pretende conquistar o seu quinto título do Grand Slam este fim de semana e será o grande favorito esta sexta-feira, apesar da recente boa fase de Musetti.
Alcaraz venceu os últimos cinco jogos entre os dois desde que Musetti venceu o seu primeiro encontro na final do Open de Hamburgo de 2022.
O número sete do mundo Musetti estará a jogar apenas na sua segunda meia-final do Grand Slam, após uma derrota nas meias-finais para Djokovic em Wimbledon no ano passado.
Se passar e enfrentar Sinner pelo título, será a primeira final masculina totalmente italiana num Grand Slam.