Recorde aqui as incidências do encontro
Foi preciso esperar até ao sétimo jogo para que surgisse a primeira e única oportunidade de break point, a favor de Alcaraz, mas este não conseguiu concretizá-la. A igualdade manteve-se até ao tie-break, no qual Shelton chegou a dominar por 4-1 e teve três bolas de set, antes de ser superado pelo espanhol que aspira a marcar uma geração (6-7/8-10).
O início do set seguinte foi radicalmente o oposto do anterior: o murciano teve de salvar até seis break points no jogo de abertura, que durou 17 minutos. Imediatamente, Ben Shelton respondeu com solvência e autoridade para estabelecer o empate e mostrar que não ia desistir. A dinâmica do encontro manteve-se com a máxima igualdade até ao oitavo jogo do segundo set, em que Alcaraz demonstrou o seu poderio e conseguiu quebrar o adversário para 5-3.
Estava tudo dito e feito. O espanhol pôs mãos à obra e segurou o seu serviço, fechando o set com um jogo a zeros. Os quartos de final ficaram mais perto com o 2-0.
A reviravolta de Shelton
Ben confiava no seu serviço para ganhar confiança e oxigénio, com pontos curtos, enquanto Alcaraz precisava de sangue, suor e lágrimas para segurar o seu jogo de serviço. No quarto jogo, a surpresa chegou, o break veio contra o favorito e o norte-americano conseguiu adiantar-se ao rival.
No entanto, a alegria não durou muito, pois recebeu uma bofetada na cara no jogo seguinte. Alcaraz empatou o encontro sem hesitações e com um jogo em branco que dissipou o sentimento de fraqueza que pairava nas bancadas relativamente ao seu serviço no terceiro set.
Apesar das semelhanças com o jogo inaugural, este oitavo jogo do terceiro set este não durou 17 minutos e não teve o mesmo vencedor. Shelton levou a vitória para se manter vivo e agarrar-se às suas hipóteses, 4-6.
Carlitos certifica a passagem aos quartos de final
Carlos Alcarz deu alguma margem ao norte-americano no início do quarto set, mas o terceiro jogo terminou com um break a seu favor e a vitória ficou nas mãos do seu serviço.
O jogo tinha o rumo definido, era apenas uma questão de não permitir surpresas. Shelton tentou descarrilar o comboio, mas Alcaraz já tinha visualizado os quartos e ativado a velocidade de cruzeiro. Não bastava apenas um match point, mas o espanhol carimbou mesmo a passagem ao segundo.