Mais

Roland Garros: Alcaraz vence Sinner num duelo de titãs e conquista Paris

Carlos Alcaraz em ação durante a final masculina
Carlos Alcaraz em ação durante a final masculinaDIMITAR DILKOFF / AFP
Carlos Alcaraz derrotou o número um mundial Jannik Sinner na final masculina do Open de França de 2025 para defender o seu título em Paris. O jogo épico será recordado como uma das grandes finais masculinas da história do Grand Slam.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Alcaraz recuperou de dois sets de desvantagem para derrotar o italiano Sinner, cabeça de série, por 4-6, 6-7, 6-4, 7-6 e 7-6, numa maratona de cinco horas e meia, para conquistar mais uma glória em Roland Garros.

É o segundo título de Alcaraz no Open de França e a quinta vitória num Grand Slam. A final foi a decisão mais longa da história do Open de França.

O jogo começou com as exigências de uma final de Roland Garros. Alcaraz começou com força e procurou um break point. No entanto, Sinner reagiu de forma fantástica para recuperar a vantagem de 6-4 e vencer o primeiro set.

O segundo foi menos equilibrado. Sinner parecia um robô: cometeu poucos erros. Aproveitou a pressão e forçou os erros de Alcaraz, que viu o italiano ganhar uma vantagem confortável de 5-3. Alcaraz reagiu e recuperou a vantagem com um magnífico 5-5 que o colocou de novo na luta. O set foi decidido num tie-break que Sinner venceu (7-6) e deixou Alcaraz bastante abatido.

O terceiro set começou melhor para Alcaraz. O espanhol quebrou o serviço do seu adversário pela primeira vez a 5-3. Sinner recuperou um ponto e fez 5-4 com suspense. Mas o espanhol aumentou a vantagem no seu serviço e fez 6-4, o que lhe permitiu levantar o ânimo.

Depois de uma batalha muito longa, no sétimo jogo do segundo set, o italiano sentiu-se forte no descanso e quebrou o serviço do jogador de El Palmar. Sinner passou a ter uma vantagem de 4-3, que acabou por confirmar no seu serviço.

No serviço de Alcaraz, Sinner beneficiou de três bolas de campeonato, mas o espanhol recuperou e com cinco pontos consecutivos manteve-se à tona no jogo. Sinner serviu para se sagrar campeão, mas o espanhol encheu-se de coragem, quebrou o serviço e colocou o resultado em 5-5.

Depois disso, cada jogador manteve o seu próprio serviço e chegámos ao tie-break. Aí, Sinner cedeu à pressão de Alcaraz, que venceu o tie-break por 7-3, levando o jogo para o quinto set.

Na decisão, Alcaraz quebrou o serviço de Sinner no quinto jogo, mas o italiano respondeu no décimo jogo para empatar a partida em 5-5. A partida foi para o tie-break. Aí, o espanhol quebrou o serviço do italiano com um início espetacular de 0-7 e venceu o tie-break por 2-10. Uma batalha de mais de cinco horas que chegou ao fim.

Com esta vitória, Alcaraz quebra a série de Sinner, que tinha ganho os dois últimos Grand Slams, o Open dos Estados Unidos da América e o Open da Austrália. O murciano soma o quinto Major da sua carreira, depois de ter ganho o Open dos Estados Unidos em 2022, Wimbledon em 2023 e 2024 e Roland Garros em 2024 e agora em 2025.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore