Reveja aqui as principais incidências da partida
Alcaraz recuperou de dois sets de desvantagem para derrotar o italiano Sinner, cabeça de série, por 4-6, 6-7, 6-4, 7-6 e 7-6, numa maratona de cinco horas e meia, para conquistar mais uma glória em Roland Garros.
É o segundo título de Alcaraz no Open de França e a quinta vitória num Grand Slam. A final foi a decisão mais longa da história do Open de França.
O jogo começou com as exigências de uma final de Roland Garros. Alcaraz começou com força e procurou um break point. No entanto, Sinner reagiu de forma fantástica para recuperar a vantagem de 6-4 e vencer o primeiro set.
O segundo foi menos equilibrado. Sinner parecia um robô: cometeu poucos erros. Aproveitou a pressão e forçou os erros de Alcaraz, que viu o italiano ganhar uma vantagem confortável de 5-3. Alcaraz reagiu e recuperou a vantagem com um magnífico 5-5 que o colocou de novo na luta. O set foi decidido num tie-break que Sinner venceu (7-6) e deixou Alcaraz bastante abatido.
O terceiro set começou melhor para Alcaraz. O espanhol quebrou o serviço do seu adversário pela primeira vez a 5-3. Sinner recuperou um ponto e fez 5-4 com suspense. Mas o espanhol aumentou a vantagem no seu serviço e fez 6-4, o que lhe permitiu levantar o ânimo.
Depois de uma batalha muito longa, no sétimo jogo do segundo set, o italiano sentiu-se forte no descanso e quebrou o serviço do jogador de El Palmar. Sinner passou a ter uma vantagem de 4-3, que acabou por confirmar no seu serviço.
No serviço de Alcaraz, Sinner beneficiou de três bolas de campeonato, mas o espanhol recuperou e com cinco pontos consecutivos manteve-se à tona no jogo. Sinner serviu para se sagrar campeão, mas o espanhol encheu-se de coragem, quebrou o serviço e colocou o resultado em 5-5.
Depois disso, cada jogador manteve o seu próprio serviço e chegámos ao tie-break. Aí, Sinner cedeu à pressão de Alcaraz, que venceu o tie-break por 7-3, levando o jogo para o quinto set.
Na decisão, Alcaraz quebrou o serviço de Sinner no quinto jogo, mas o italiano respondeu no décimo jogo para empatar a partida em 5-5. A partida foi para o tie-break. Aí, o espanhol quebrou o serviço do italiano com um início espetacular de 0-7 e venceu o tie-break por 2-10. Uma batalha de mais de cinco horas que chegou ao fim.
Com esta vitória, Alcaraz quebra a série de Sinner, que tinha ganho os dois últimos Grand Slams, o Open dos Estados Unidos da América e o Open da Austrália. O murciano soma o quinto Major da sua carreira, depois de ter ganho o Open dos Estados Unidos em 2022, Wimbledon em 2023 e 2024 e Roland Garros em 2024 e agora em 2025.
