O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, foi derrotado pelo britânico Jack Draper, número 5 do mundo, este sábado, na terceira ronda de Roland Garros.
Recorde aqui as incidências do encontro
Fonseca, 65.° do mundo, foi superado por Draper po 3-0, com parciais de 6-2, 6-4 e 6-2 na despedida da primeira participação numa terceira ronda de um Grand Slam e na estreia no torneio francês.
Na próxima ronda, Draper vai encarar o vencedor do confronto entre o cazaque Alexander Bublik e o português Henrique Rocha. O britânico está na terceira participação em Roland Garros e esta é a primeira vez que passa da estreia na chave principal.
Depois de vencer o polaco Hubert Hurkacz, número 28 do mundo, na estreia, João passou pelo francês Pierre-Hughes Herbert, número 147, na segunda ronda. O brasileiro venceu, neste ano, o ATP 250 de Buenos Aires e o Challenger 175 de Phoenix.
O brasileiro podia ter subido ao top-50 com uma vitória e consequente passagem aos oitavos de final, sendo que o último compatriota a alcançar essa fase foi Thomaz Belucci, em Roland Garros 2010.
Draper foi superior do início ao fim, mostrando mais segurança do que o jovem brasileiro, que sofreu com os contra-ataques do britânico. O europeu também mostrou eficiência nos serviços, com João apresentando quase o dobro de erros não forçados.

Queda de produção
A energia de João não foi a mesma dos outros jogos, com Draper, mais experiente, a aproveitar as oscilações do carioca, sem precisar variar muito os golpes para estar sempre na frente do marcador. A melhoria de João no final do segundo set fez a diferença no parcial ser menor do que no primeiro set, sem evitar o 2-0.
No terceiro set, o domínio de Draper intensificou-se, com um incontestável 4-0 para fechar o duelo sem grandes problemas. Após o 4-1, o forte calor fez-se sentir, com João Fonseca a pedir cuidados de um fisioterapeuta para aliviar incómodo na mão e no ombro direito.
João fecha Roland Garros como o jogador mais jovem a vencer as duas primeiras rondas do torneio sem perder um set, com 18 anos e 277 dias, superando Rafael Nadal, que alcançou tal feito com 18 anos e 354 dias.