Mais

Roland Garros: João Fonseca atribui crédito ao apoio de Kuerten na vitória sobre Hurkacz

O brasileiro João Fonseca em foto durante o Open de Itália
O brasileiro João Fonseca em foto durante o Open de ItáliaReuters / Yves Herman
O jovem brasileiro João Fonseca iniciou a sua campanha no Open de França com uma vitória por 6-2, 6-4 e 6-2 sobre Hubert Hurkacz perante uma multidão no Court Seven e atribuiu o enorme apoio à popularidade do compatriota e antigo campeão Gustavo Kuerten.

Os três triunfos de Kuerten no Grand Slam foram obtidos no Open de França (1997, 2000 e 2001) e João Fonseca, de 18 anos, afirmou que o compatriota tornou o torneio mais popular entre os adeptos brasileiros.

"Eu sabia que ia haver muitos brasileiros aqui em Paris, muitos brasileiros a viver aqui, e eles vêm muito", disse Fonseca aos jornalistas após a sua vitória sobre Hurkacz, 30º cabeça de série, na terça-feira: "Acho que por causa do Guga (Kuerten), por causa da tradição, há muitos brasileiros."

Uma das estrelas em ascensão do circuito masculino, Fonseca surpreendeu o nono cabeça de série Andrey Rublev na estreia no quadro principal do Grand Slam no Open da Austrália em janeiro e tornou-se o mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP no Open da Argentina no mês seguinte.

Fonseca disse que queria concentrar-se em melhorar a si próprio em vez de se preocupar com a pressão crescente provocada pelo aumento das expectativas.

"Às vezes a pressão vai aparecer. É normal. É preciso lidar com ela", acrescentou.

Fonseca poderá não ter o mesmo nível de apoio na próxima ronda, na quinta-feira, quando defrontar o francês Pierre-Hugues Herbert.